Técnico em debate nas Jornadas da Assembleia de Escola

As primeiras Jornadas da Assembleia de Escola decorreram nos dias 5, 6 e 7 de setembro.

O Centro de Congressos do Instituto Superior Técnico recebeu, entre os dias 5 e 7 de setembro, aquelas que foram as primeiras Jornadas da Assembleia de Escola. O evento foi aberto a toda a comunidade e entre alunos, investigadores, docentes e não docentes, a participação foi geral.

O objetivo destas Jornadas foi explicado logo no primeiro dia, durante a intervenção da Presidente da Assembleia de Escola, professora Ana Teresa Freitas, que afirmou que este “é um momento em que podemos discutir vários temas muito relevantes e dar um input para o novo Plano Estratégico da Escola”.

Também na sessão de abertura o Presidente do Técnico, professor Rogério Colaço, afirmava que “é preciso planear o futuro e para isso é preciso ouvir a Escola. É isto que são estas Jornadas”. Durante a sua intervenção, o Presidente do Técnico referiu-se aos 14 anos da Assembleia de Escola, ao arranque do novo ano letivo e à Implementação do novo modelo de ensino. Houve ainda tempo para o Presidente do Técnico elencar alguns desafios presentes da Escola como o Técnico Innovation Centre, o desenvolvimento da Rede de Parceiros e da Formação Avançada e a renovação do quadro de pessoal.

O primeiro dia das Jornadas recebeu 22 oradores que discutiram em quatro paineis o tema “Educação – Melhorar a experiência de aprendizagem e os resultados dos alunos”. Entre os vários temas em discussão foram abordadas as ferramentas digitais como suporte ao ensino, os processos de aprendizagem dos alunos, a importância dos projetos extra-curriculares no percurso académico dos alunos, as parcerias empresariais e as suas vantagens, as boas práticas no âmbito das mobilidades, bem como o percurso académico dos docentes e a sua progressão na carreira e como melhorar a retenção de talento. Durante este dia foi ainda abordado, como caso de estudo, o Politécnico de Milão, que fez uma grande aposta nos MOOC e houve a apresentação dos Projetos de Inovação Pedagógicos.

O segundo dia das Jornadas foi subordinado ao tema “Investigação – Promover uma investigação focada na resolução de desafios do Mundo real”. A este respeito, os 22 oradores e a plateia discutiram temas como a internacionalização como motor de impacto ao promover a excelência na investigação, a importância da diversidade na formação, a necessidade de diversificar o financiamento, a colaboração com empresas e a necessidade de ter mais tempo para a investigação. A nível da investigação foram identificados alguns fatores que permitem que esta seja fértil tais como as pessoas, a existência de financiamento, o ambiente diverso, a colaboração, o tempo e as infraestruturas. Ainda relativamente à investigação feita no Técnico esta foi identificada como um elemento muito forte na promoção da Escola e destacou-se também a necessidade de formação para cientistas em comunicação de ciência, dando-se como exemplo o caso da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa que apostou num Mestrado de Comunicação de Ciência. Ainda em termos de comunicação foi discutida a necessidade de recursos humanos com formação nesta área. Ao nível da interação com empresas foi abordada a importância de alunos e professores passarem tempo nas empresas e a experiência da Rede de Parceiros do Técnico.

No terceiro e último dia das Jornadas discutiu-se o “Impacto societal – reforçar o espírito de pertença da comunidade e o seu impacto na sociedade”. Os 24 oradores presentes ao longo do dia nos vários painéis abordaram temas como a importância do equilíbrio entre estudar, trabalhar e a vida pessoal, a importância do sentido de comunidade, da partilha de experiências, das redes de mentoria e da formação. A capacitação de alunos do secundário, a formação específica para estudantes, os MOOC e a gamificação e a necessidade de profissionalizar algumas das iniciativas que já existem foram outros temas em debate.

No encerramento das Jornadas a Presidente da Assembleia de Escola fez questão de agradecer a toda a Comissão Organizadora referindo ainda que a Assembleia de Escola “fará questão de acompanhar as sugestões que fizerem parte do novo Plano Estratégico. O Presidente do Técnico agradeceu também aos organizadores e participantes nos vários painéis e referiu que “este foi um evento extraordinário que o Técnico tanto precisava” e que permitiu “ver o Técnico nas suas diferentes vertentes”.

O Plano Estratégico do Técnico 2020 – 2030 encontra-se em consulta pela comunidade, até ao dia 20 de setembro, no site do Conselho de Escola.

Veja aqui o programa e os oradores participantes.