O Instituto Superior Técnico assinou, no dia 17 de outubro, um protocolo de colaboração com a empresa de imobiliário Vanguard Properties, aumentando para 25 o número de parcerias inseridas na Rede de Parceiros do Técnico. No seio desta colaboração estão bolsas de investigação, prémios de mérito e workshops – iniciativas que procuram fortalecer o elo investigação-indústria.
A cerimónia contou com a presença do presidente do Técnico, Rogério Colaço. “O nosso plano estratégico, em vigor até 2030, assenta em três pilares – o ensino, a investigação e desenvolvimento e, por último, aquilo a que chamamos o impacto societal, que consiste no dever que as instituições públicas de ensino superior como o Técnico têm em contribuir para o desenvolvimento da sociedade”, esclareceu, acrescentando ainda que “ter parceiros é não mais do que o instrumento que criámos para concretizar essa missão”. No seu discurso, Rogério Colaço realçou também a importância de “diversificar o portfólio de empresas que fazem parte da Rede de Parceiros”, esclarecendo que a Vanguard Properties é o primeiro parceiro da Escola na área da construção e habitação com forte componente de inovação.
José Cardoso Botelho, CEO da empresa, destacou que “o Técnico é uma escola de referência nacional”. Já Manuel Collares-Pereira, antigo professor no Técnico e agora consultor científico da Vanguard Properties, defendeu que “a universidade tem um papel fundamental” no que concerne ao conhecimento e à tecnologia.
A parceria incidirá sobre duas frentes:
- Atividades de proximidade com os talentos – um prémio de mérito e novas ofertas de formação avançada através do programa Técnico+;
- Aceleração de inovação – organização de workshops anuais ‘investigação-indústria’, novas edições do TecInnov (concurso de ideias inovadoras) em colaboração com a Vanguard Properties e uma bolsa de estudo para estudantes de doutoramento.
A galeria de fotos do evento pode ser consultada aqui.