Técnico Green Week 2022 contou com um programa recheado de sustentabilidade ambiental

De 19 a 22 de abril de 2022 o Campus da Alameda acolheu a 3ª edição da “Técnico Green Week” com diversos debates, pitches e atividades interativas.

Nos dias 19, 20, 21 e 22 de abril decorreu a 3ª edição da Técnico Green Week, resultante de uma parceria entre a Associação de Estudantes do Técnico (AEIST) e o AmbientalIST. “The right time is now” foi o mote escolhido para o evento deste ano, que pretende chamar à atenção para a crise climática que atravessamos.

No primeiro dia, a edição deste ano contou com uma reflexão sobre as principais lições a retirar da Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (COP26), realizada entre 1 e 12 de Novembro em Glasgow, na Escócia e uma reflexão sobre os eventos e catástrofes naturais que a população mundial tem vindo a testemunhar, com o objetivo de encontrar respostas à pergunta “Onde estamos?.” David Ferreira, Coordenador de Responsabilidade Social da AEIST fez questão de salientar que “tem de ser toda a sociedade dentro das suas capacidades, dos seus campos de ação, a agir em prol da transição energética e no combate às alterações climáticas.”

No segundo dia o Centro de Congressos do Técnico reuniu diversos oradores para uma tarde de debates, entrevistas e uma Quiz Night, programação preparada para responder à questão “Onde entramos nós, enquanto sociedade civil?” Já o terceiro dia procurou responder à pergunta “Onde entramos nós, enquanto jovens engenheiros?” reunindo diversos workshops, keynotes e debates. “A Green Week é diferente todos os anos, para tentarmos trazer sempre coisas novas”, referiu Verónica Pedro, Diretora de Comunicação e Imagem do AmbientalIST e Coordenadora Responsável pelo Técnico Green Week.

O quarto e último dia realizou-se online, mas contou também com um programa rico em diversidade e “com uma perspetiva mais futura” segundo caracterizou João Teixeira, Vice-Coordenador para o Ambientalismo da AEIST. A terminar esta edição, uma ação de limpeza no Parque da Bela Vista quis retirar os participantes da posição de espetadores e fazê-los passar à ação, com a promessa de regressar com mais iniciativas nas próximas edições.