Campus e Comunidade

Técnico implementa medida inédita de pós-licença de parentalidade

Os docentes poderão ficar dispensados de darem aulas no semestre imediatamente a seguir ao término da licença parental.

A promoção da igualdade e a não discriminação entre homens e mulheres continua a ser uma das linhas de ação do Instituto Superior Técnico, prova disso é a mais recente medida implementada: a dispensa do serviço docente no período pós-licença de parentalidade. A medida surge com o intuito de facilitar a conjugação da vida profissional e familiar tendo em conta os efeitos negativos que se podem fazer sentir nas atividades de investigação depois do período de licença.

“Todos os docentes que tenham usufruído de uma licença de pelo menos 100 dias, estarão dispensados de dar aulas por um semestre”, explica a professora Helena Geirinhas, responsável pelo grupo de trabalho que promove as questões do gender balance no Técnico. “Temos consciência que quando voltamos de uma licença, os dias já não são o que eram, e muita coisa ficou para trás durante os meses que ficamos em casa, e por isso pensamos nesta medida”, acrescenta.

Recuperar o tempo de investigação perdido é o grande objetivo da medida, que pode ser usufruída tanto por homens como por mulheres, mas apenas por um dos elementos no caso de ambos os elementos do casal pertencerem aos quadros do Técnico. “É a nossa maneira de reiterar a equidade pela qual lutamos”, frisa a responsável pelo grupo. A medida irá também estender-se aos restantes funcionários do Técnico, porém neste caso e devido às diferenças de funções, os moldes dessa extensão estão ainda a ser definidos.

O Técnico é pioneiro na implementação desta medida como confirma a professora Helena Geirinhas: “não tenho conhecimento de nenhuma instituição que possua algo semelhante, e por isso sim estamos a inovar, salvaguardando os interesses das pessoas que pertencem aos nossos quadros”.  Esta medida é apenas uma das muitas que o grupo “Gender Balance@IST” pretende levar a cabo nos próximos tempos. “Continuamos a lutar para que homens e mulheres se sintam confortáveis a trabalhar e estudar aqui. Queremos atrair mais mulheres para o Técnico, queremos equipas diversas, porque é com essa diversidade que se atinge o sucesso”, reitera a responsável pelo grupo de trabalho.