Campus e Comunidade

Técnico inaugura dois novos laboratórios de Química 

O Complexo Interdisciplinar conta com dois novos laboratórios dedicados à química sintética, com maior área de trabalho e melhores equipamentos.

O Centro de Química Estrutural (CQE) tem dois novos laboratórios de investigação no Complexo Interdisciplinar do Campus Alameda do Instituto Superior Técnico,  desde 21 de novembro de 2024. 

Os dois espaços – salas 401 e 403 – destinam-se à química sintética com um deles a servir de morada ao MINDlab: Molecular Design&Innovation Laboratory, coordenado pelo professor do Técnico e investigador Alexander Kirillov, apresentado ao público na mesma data. Neste laboratório, far-se-á investigação dedicada à síntese de novas moléculas, particularmente “nas áreas de sustentabilidade ambiental, saúde e materiais funcionais”, explica o investigador.

Originalmente concebidos há 50 anos, os laboratórios “encontravam-se muito desatualizados”. A remodelação permitiu a “instalação de novas hottes, mais seguras e de um sistema avançado de ventilação e aumentar em cerca de 50% a área útil de trabalho”. Assim, será possível acolher “um maior número de investigadores e de estudantes de doutoramento e mestrado”, conclui o investigador. Estes novos espaços permitirão ainda a instalação de mais equipamentos e a melhor divisão em diversas áreas de trabalho.

Os projetos a desenvolver no MINDlab passam pela síntese de novos catalisadores para serem aplicados na transformação sustentável de matérias primas abundantes (hidrocarbonetos, biogas, terpenos) em produtos de valor acrescentado. Ali, desenvolvem-se também novas moléculas metal-orgânicas bioativas e sua incorporação em materiais funcionais híbridos (bioplásticos dopados, derivados de celulose e óleos naturais para aplicações biomédicas)para inibir a propagação de bactérias e biofilmes bacterianos, como parte de outra linha de investigação. 

No outro laboratório, trabalhar-se-á no desenvolvimento de novos processos e catalisadores para degradação de resíduos de plástico e das diversas áreas de catálise, síntese orgânica e espectrometria de massa. Inclui-se aqui o desenvolvimento de novos fármacos e respectivos estudos de mecanismo de ação.

No momento da inauguração, Alexander Kirillov fez uma visita guiada aos presentes, incluindo Rogério Colaço, presidente do Instituto Superior Técnico, que parabenizou “todos os que conseguiram” o projeto. “O CQE não existe sem o Técnico e o Técnico não existe sem o CQE, sem todos os CQEs” que o compõem, afirmou, referindo-se à importância dos centros de investigação associados à Escola.

Fotogaleria.