Campus e Comunidade

Técnico integra programa para promover o empreendedorismo jovem

Três instituições de ensino superior integram, pela primeira vez, a iniciativa Future Innovators Program da Unicorn Factory Lisboa.

O Instituto Superior Técnico, a NOVA School of Business & Economics e a Católica Lisbon School of Business & Economics juntam-se, pela primeira vez, à Unicorn Factory Lisboa na nova edição do Future Innovators Program, um programa que visa capacitar estudantes universitários para o desenvolvimento de projetos na área do empreendedorismo. Com a duração de nove meses, a iniciativa divide-se em três fases.

A primeira fase, a Academia Digital, arrancou a 12 de março e está aberta a estudantes de todas as áreas e nacionalidades. Durante três meses, os participantes terão acesso a uma plataforma online com conteúdos sobre empreendedorismo, incluindo aulas ministradas pelas universidades parceiras, estudos de caso e testemunhos de empreendedores e investidores.

“O Técnico foi convidado a participar na componente de Academia do Future Innovators Program juntamente com a Hudson Lab Ventures, Universidade Católica, Nova SBE e London School of Economics. Estas entidades contribuem gratuitamente com conteúdos e docentes, que gravam em vídeo os módulos de um curso de empreendedorismo disponível para os participantes do programa”, explica Luís Caldas de Oliveira, professor do Técnico integrante no programa. 

O curso segue o modelo aplicado nas unidades curriculares de empreendedorismo do Técnico, permitindo aos estudantes percorrer o caminho desde a ideia inicial até à criação de um modelo de negócio. “Ao Técnico couberam os módulos de validação das hipóteses subjacentes ao modelo de negócio, com o objetivo de reduzir o risco de desenvolver um produto ou serviço que não tem mercado. A metodologia Lean Startup segue os princípios do método científico, onde as hipóteses são testadas através de experiências concebidas para o efeito”, acrescenta.

A segunda fase do programa, com início em abril, será composta por desafios para os participantes desenvolverem e apresentarem soluções tecnológicas para problemas reais do mundo empresarial. Esta etapa inclui dois hackathons, a realizar-se em Lisboa e no Porto, nos quais as equipas terão aproximadamente 24 horas para construir um protótipo tecnológico.

Os projetos mais promissores avançarão para o programa de aceleração, onde receberão mentoria e apoio especializado. O vencedor garantirá acesso à fase nacional do Hult Prize, competição internacional de empreendedorismo social presente em mais de 120 países, que atribui um prémio de um milhão de euros à melhor startup universitária.

“A colaboração entre estas instituições de renome é resultado da ambição da Fábrica de Unicórnios de fomentar a inovação através do empreendedorismo jovem. Só em 2024, o Future Innovators Program impactou mais de 1200 alunos e ajudou na criação de mais de 100 projetos e ideias inovadoras, sendo que este ano temos como objetivo triplicar o número de estudantes impactados”, afirma Gil Azevedo, diretor executivo da Unicorn Factory Lisboa.

Criada em 2022 pela Câmara Municipal de Lisboa, a Unicorn Factory Lisboa tem como missão dinamizar o ecossistema empreendedor da cidade, ligando empreendedores a oportunidades de crescimento no mercado nacional e internacional.

Mais informações.