Ciência e Tecnologia

Parceria Técnico-Faber criou programa de empreendedorismo gratuito para estudantes

O Programa de Empreendedorismo incluiu palestras de investidores e CEOs, bem como um período de estágio numa start-up na área da tecnologia.

A Sala de Reuniões do Pavilhão Central recebeu, no dia 12 de setembro, a sessão de encerramento da primeira edição do Programa de Empreendedorismo da Faber, fruto de uma parceria entre o Técnico e este fundo de capital de risco.

Na intervenção que fez durante o evento, o presidente do Técnico, Rogério Colaço, reforçou a crescente importância de um recém-doutorado saber valorizar o seu trabalho, tendo assim capacidades para pôr a sua investigação ao serviço da sociedade de forma viável.

De acesso gratuito e em curso desde março, a iniciativa permitiu aos estudantes envolvidos contactar com investidores e empreendedores para aprenderem a transformar as suas ideias em negócios viáveis. A existência prévia dessas ideias não era necessária para a frequência no programa, bastando apenas vontade de desenvolver competências de empreendedorismo.

Participaram 15 estudantes de mestrado e doutoramento de nove áreas diferentes, com o programa a dividir-se em duas fases. A primeira, com 12 semanas de duração, consistiu em palestras formativas durante as quais foram discutidos conceitos básicos de empreendedorismo. Contou com apresentações de 37 oradores ligados à atividade empresarial, oito dos quais na posição de CEO. A segunda fase permitiu aos estudantes, de forma optativa, ingressar num estágio numa start-up da área da tecnologia.

Inês Soares, estudante do Mestrado em Engenharia Biológica, frequenta um destes estágios desde maio. “O empreendedorismo é um tema que sempre me cativou”, explica a aluna. “Claro que é difícil criar uma start-up do zero, mas este curso mostrou-me que é possível – era tão fácil fazer perguntas, as pessoas eram mesmo acessíveis”, acrescenta.

Sofia Fernandes, que desenvolve um Doutoramento em Engenharia de Materiais, viu na iniciativa “uma oportunidade de ficar a conhecer novas empresas e de expandir a rede de contactos”. O esforço revelou-se bem-sucedido, a julgar pelo número de interrupções de que foi vítima, às mãos de pessoas que chegavam ao evento e queriam cumprimentá-la. Identifica também benefícios em participar na fase de estágio, já que “numa start-up, a pessoa é exposta a todas as vertentes do negócio em que está”, não se limitando à atividade de investigação.

Com o término da primeira edição, a sessão anunciou ainda que o programa contará com edições futuras, com a próxima a decorrer já em 2024.