Técnico participa em 24 dos 51 projetos aprovados das agendas do Plano de Recuperação e Resiliência aprovadas

Cerca de 48 milhões de euros do Plano de Recuperação de Resiliência (PRR) serão investidos em projetos que envolvem unidades de investigação do Técnico, empenhados nas Agendas Mobilizadoras para a Inovação Empresarial.

Foi hoje discutido no Técnico, com a presença do Secretário de Estado da Economia, Dr. João Neves, a Presidente da Fundação para a Ciência e Tecnologia, Profª Madalena Alves e a Presidente da Agência Nacional de Inovação, Profª Joana Mendonça, a contribuição das unidades de Investigação do Técnico para as ambições do PRR e para a consolidação do impacto do PRR no tecido sócio económico nacional e competitividade do país.

Dez das unidades de investigação do Técnico coordenam, no Técnico, 24 dos projetos das Agendas Mobilizadoras para a Inovação Empresarial, de entre um total de 51 aprovadas. O financiamento global proposto é de 47.549.902,65€ e irá ser aplicado em projetos liderados por empresas nas áreas científicas de Tecnologias e Engenharias de Produção (dez projetos), Energia, Ambiente e Mobilidade (nove projetos), Tecnologias de Informação e Comunicação (três projetos), Materiais e Microtecnologia (um projeto) e Química (1 projeto).

“Os projetos PRR evidenciam bem o papel fulcral que as unidades de investigação do Técnico desempenham na estratégia nacional e na transferência de conhecimento da universidade para o setor privado. Participar em 24 agendas evidencia o potencial do Técnico e a capacidade dos nossos grupos de investigação de se organizarem, criar massa crítica, e abraçar grandes projetos que ambicionam dinamizar a nossa competitividade económica e criar mais e melhor emprego. Os desafios inerentes a estes projetos conseguiram também juntar grupos de investigação de diferentes unidades e explorar sinergias interdisciplinares, o que permitirá maximizar o nosso contributo para os resultados que se pretendem alcançar. As unidades de Investigação do Técnico mostraram bem o quanto conseguem abraçar novos desafios e o quanto necessárias são para a concretização das ambições do país. ”, de acordo com Fátima Montemor, Vice-Presidente do Técnico para a Investigação e Assuntos Internacionais.

As unidades de investigação envolvidas nos projetos PRR são o Centro de Recursos Naturais e Ambiente (CERENA), Instituto de Investigação e Inovação em Engenharia Civil para a Sustentabilidade (CERIS), Centro de Química Estrutural (CQE), Instituto de Bioengenharia e Biociências (iBB), Instituto de Engenharia Mecânica (IDMEC), Centro de Estudos em Inovação, Tecnologia e Políticas de Desenvolvimento (IN+), Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores para os Microsistemas e Nanotecnologias (INESC MN), Instituto de Sistemas e Robótica (ISR | Lisboa), Instituto de Tecnologias Interativas (ITI) e o Laboratório Associado Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Investigação e Desenvolvimento em Lisboa (INESC-ID).