9 Laboratórios Associados aprovados pela FCT têm ligação ao Técnico

Das 40 propostas selecionadas pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) para atribuição do Estatuto de Laboratório Associado (LA), 9 têm ligação ao Técnico.

Os resultados provisórios do Concurso para atribuição de Estatuto de Laboratório Associado (LA) foram conhecidos esta quarta-feira, 24 de fevereiro. Na lista de 40 candidaturas aprovadas pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), encontram-se 9 instituições ou consórcios de instituições com ligação ao Instituto Superior Técnico.

Assim, e de acordo com estes resultados provisórios, renovam o estatuto de LA: o Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear (IPFN), Instituto de Telecomunicações (IT), Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Investigação e Desenvolvimento (INESC-ID), Laboratório de Robótica e Sistemas de Engenharia (LARSyS), o Laboratório Associado em Energia, Transportes e Aeroespacial (LAETA) e Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas (LIP).

Na lista de candidaturas aprovadas, encontramos ainda novos institutos de Investigação em que o Técnico participa, são eles: o Instituto de Ciências Moleculares (IMS), que envolve o Centro de Química Estrutural (CQE); o Instituto para a Saúde e a Bioeconomia (i4HB), cujo consórcio conta com o Instituto de Bioengenharia e Biociências(iBB) e  o Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores – Microsistemas e Nanotecnologias(INESC-MN);  e o Laboratório de Física para Materiais e Tecnologias Emergentes (LaPMET)  que conta na sua estrutura com o Centro de Física e Engenharia de Materiais Avançados(CeFEMA).

concurso estabeleceu a atribuição de um financiamento complementar para as atividades específicas dos LA de 23.843.000 euros anuais, com início em 2021 e por um período de 5 anos.

A atribuição do estatuto e de financiamento a Laboratórios Associados visa incentivar a agregação e organização de recursos humanos e materiais com qualidade e dimensão necessárias para responderem aos objetivos específicos de política científica e tecnológica nacional.

Iniciado em 2019, o processo de atribuição do estatuto de LA foi preparado e conduzido pela FCT com critérios de transparência e o envolvimento da comunidade científica, em que se promoveram amplas discussões informais sobre o regulamento do processo, que culminaram numa discussão pública e publicação, em novembro de 2019, do Regulamento dos Laboratórios Associados .

O processo de candidatura ao concurso está aberto em permanência e com um único período de avaliação anual.  As candidaturas agora avaliadas, e do qual advêm estes resultados provisórios, foram submetidas entre 28 de setembro e 29 de outubro de 2020. Podiam concorrer ao mesmo, individualmente ou em consórcio, as Unidades de I&D financiadas pela FCT com classificação de Excelente ou Muito Bom e com um mínimo de 80 investigadores doutorados integrados no momento da candidatura.

No total, foram submetidas neste período 45 candidaturas que englobam 118 Unidades e 10.088 investigadores integrados. A avaliação foi conduzida por um painel nacional coordenado por Manuel Nunes da Ponte e com a colaboração de um conselho científico internacional. As candidaturas foram apresentadas e discutidas publicamente, e os relatórios de avaliação estão disponíveis para consulta.