Técnico recebe 40 participantes na 3.ª edição da Semana Internacional

A Semana Internacional voltou ao Instituto Superior Técnico, entre os dias 12 e 16 de junho, depois de um interregno de três anos.

O Instituto Superior Técnico organizou a sua 3.ª Semana Internacional, de 12 a 16 de junho. No âmbito da iniciativa, teve também lugar, no seu último dia, o International Day.

Num contexto que se quis informal, os 40 participantes de 16 países puderam interagir com pares de outras universidades. Os atuais desafios do processo de internacionalização do ensino superior foram o foco de um evento com espaço para partilha de experiências, ideias e boas práticas.

Adquirir conhecimento e competências esteve em “equilíbrio com o tempo para conhecer a cultura da cidade”, contou Iris Rösch da Friederich-Alexander-Universtät Erlangen, de Nuremberga (Alemanha). Da Università Luav de Veneza (Itália), veio Federico Zancanaro. Está na sua sexta staff week e visita Lisboa pela terceira vez. Para si, “está a ser perfeito”.

No final da semana, depois de workshops, visitas dentro e fora do Campus Alameda e atividades de job shadowing – em que os participantes puderam escolher uma área, de acordo com os seus objetivos e necessidades – realizou-se o International Day.

A manhã de sexta-feira encheu o átrio do Pavilhão de Civil do Campus Alameda com uma feira em que perto de 20 instituições de ensino superior, a participar na International Staff Week, estiveram disponíveis para prestar informações e esclarecer dúvidas aos interessados numa experiência internacional.
Foi com as “expetativas superadas” que Iris Rösch e Federico Zancanaro se despediram do Instituto Superior Técnico e da cidade de Lisboa.

Numa edição que “reuniu várias instituições da Europa e da América Latina”, foi possível “reforçar parcerias e abrir caminho para futuras oportunidades”, explicou Denise Matos, coordenadora da Área de Assuntos Internacionais.