Técnico recebe mais de 20 instituições na 4.ª edição do International Day

Integrado na International Staff Week o Técnico foi uma oportunidade para estabelecer contactos e parcerias estratégicas entre diferentes universidades.

Na sua 4.ª edição, a International Staff Week do Instituto Superior Técnico recebeu, entre 17 e 21 de junho, cerca de 30 participantes de mais de 14 países, a trabalhar na área das relações internacionais, na sua instituição de origem.

Foi com o teto decorado com chapéus de chuva coloridos que o átrio do Pavilhão Central acolheu o International Day (I-Day), o culminar da International Staff Week (ISW). Ali, a comunidade Técnico e os participantes da ISW puderam “estabelecer contatos com estudantes, colaboradores e parceiros” como explicou Elisa Cipelli, da Universidade de Pádua (Itália). A instituição italiana tem “um duplo grau em comum com o Técnico” e encontros como a ISW são oportunidades para “parcerias estratégicas” em que se conseguem “resultados similares” aos obtidos em “feiras maiores e de participação mais cara”, explicou Cipelli.

À “procura de ideias para atrair candidatos europeus para mestrado e doutoramento” veio Petra Králová, do Central European Institute of Technology (CEITEC), na Brno University of Technology (República Checa) que aproveitou o I-Day para ver os materiais gráficos de outras universidades e “tirar ideias”. Encontrar “formas mais eficazes de comunicar” com candidatos e estudantes motivou Mireia Puig Poch, da Universitat Politecnica de Catalunya (Espanha), a participar na atividade que lhe possibilitou “conhecer pessoas de diferentes partes da Europa” e a obrigou a estar “pessoalmente” algo que, acrescenta, “continua a ser importante”.

Para lá da oportunidade de conhecer mais da cultura portuguesa, entre fado, pastéis de nata e arroz de pato, interessou aos visitantes “aprender sobre o Ténico e sobre a forma como se fazem as coisas aqui”, referiu Johanna Ogon, responsável pelo programa Erasmus na Ensta Bretagne (França).

No I-Day participaram perto de 25 instituições, com o Técnico a divulgar também a sua oferta internacional, como programas de mobilidade e duplos graus.

Fotogaleria