Técnico tem novas salas com ecrãs interativos e sistema de som

O quarto período do ano letivo 2023/2024 contou com duas novas salas de aula no Pavilhão de Minas, combináveis numa única e de fácil adaptação a diferentes práticas pedagógicas

O Pavilhão de Minas do campus Alameda do Instituto Superior Técnico conta, desde março de 2024, com duas novas salas(a  IA1 e a IA2), equipadas com ecrãs interativos e sistema de som. Podem ser usadas como um espaço único, com capacidade para 200 pessoas, ou em separado.Estes equipamentos permitem que os estudantes “nas filas de trás vejam bem o que o orador está a apresentar e garantem que é ouvido em toda a sala”, explica Francisco Melo, Vice-Presidente do Técnico para a Área Académica. As salas contam também com mobiliário amovível que facilita a mudança da disposição da sala, consoante as práticas pedagógicas a adotar.

A utilização primordial das salas será para atividades letivas de unidades curriculares com elevado número de estudantes, independentemente do curso. No entanto, as mesmas “poderão ser utilizadas para reuniões e outros eventos”, sempre que isso não interfira com a sua função principal, garante Francisco Melo.

Dada a grande dimensão destas salas, quando combinadas, foi possível devolver ao Salão Nobre do Técnico a sua função como espaço nobre da Escola.

O investimento nestas salas “foi de cerca de 227 mil euros”, estando prevista a renovação de várias salas de aula no campus Alameda,adaptadas a diferentes práticas pedagógicas. Em preparação está também “a primeira sala para Projeto Integrador de Conhecimentos (PIC), no Pavilhão de Civil”, referiu.