Técnico: uma escola que coloca “conhecimentos ao serviço do social”

O Secretário de Estado para a Digitalização e Modernização Administrativa visitou o Instituto Superior Técnico, no último dia 17 de maio. Abordaram-se temas como a Inteligência Artificial, empreendedorismo, robótica e inovação tecnológica.

O Técnico é uma escola “tecnologicamente desenvolvida” que coloca “conhecimentos ao serviço do social”. A descrição foi feita pelo Secretário de Estado para a Digitalização e Modernização Administrativa. Mário Campolargo visitou o campus Alameda do Instituto Superior Técnico, na manhã de quarta-feira, dia 17 de maio. Na Sala de Reuniões do Pavilhão Central, Rogério Colaço, presidente do Técnico, fez uma resenha histórica desta que “é hoje uma Escola de Engenharia, Arquitetura e Matemática”.

Sobre inteligência artificial (IA), que o Secretário de Estado considerou “uma oportunidade, apesar dos seus riscos”, Ana Paiva, professora do Técnico e investigadora do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores (INESC-ID) afirmou que o que se assistiu recentemente “foi uma revolução”. Durante a apresentação do trabalho desenvolvido pelo Group of AI for People and Society (GAIPS), Ana Paiva explicou o conceito chave da IA social: “colocar os humanos no centro do desenvolvimento das técnicas de IA”.

A necessidade de “mudar o estereótipo” quando se pensa no público digital foi também referida por Mário Campolargo, durante a visita ao Instituto de Sistemas e Robótica (ISR), em que foram demonstrados projetos, ali desenvolvidos, já testados. São disso exemplo o FeedBot (ouvir episódio 83 do podcast “110 Histórias, 110 Objetos”) e a plataforma Pepe.

O empreendedorismo foi outro dos temas abordados durante a manhã com apresentações da Unbabel, Cryptologic e Stonify, três das empresas spin-off do Técnico.