Campus e Comunidade

Tekever premeia pela primeira vez o melhor estudante do Mestrado em Engenharia Aeroespacial

Além do prémio monetário, todos os finalistas receberam menções honrosas pelo seu desempenho académico

“A Tekever está presente em muitos países, mas a nossa casa será sempre esta”, afirmou Ricardo Mendes, co-founder da TEKEVER e alumnus de Engenharia Informática e de Computadores do Instituto Superior Técnico. No passado dia 16 de maio, a Sala de Reuniões do Pavilhão Central do campus Alameda recebeu a 1.ª edição do Prémio de Mérito Académico em Engenharia Aeroespacial. A distinção, apoiada pela TEKEVER, empresa que integra a rede de parceiros do Técnico e o mais recente unicórnio português, fundado por antigos alunos do Técnico, teve como objetivo reconhecer o mérito e a excelência dos estudantes deste mestrado.

João Perdigão foi o grande vencedor do Prémio, recebendo um prémio no valor de 2500 euros. No seu discurso, o estudante destacou o papel fundamental do Técnico na concretização de alguns dos seus sonhos, nomeadamente a oportunidade de estagiar numa equipa de Fórmula 1. Deixou ainda um agradecimento especial ao professor Fernando Lau, coordenador do mestrado, que, por sua vez, parabenizou todos os candidatos e salientou o apoio fundamental da TEKEVER para a melhoria do ensino..

O Presidente do Técnico, Rogério Colaço, agradeceu à TEKEVER por estar de volta à casa onde nasceu e destacou que este prémio representa “um passo extra na estratégia da Escola”, que passa por aprofundar as relações com o tecido empresarial e criar sinergias. Rogério Colaço acrescentou ainda que, apesar de já existirem muitas distinções, “este prémio fazia falta”. Recordando a sua experiência como docente do curso, reconheceu que “é um desafio dar aulas aos estudantes de Aeroespacial, porque são verdadeiramente excecionais”.

O júri, composto pelos professores do Técnico Fernando Lau, coordenador do Mestrado em Engenharia Aeroespacial, Paulo Rui Fernandes, Presidente do Departamento de Engenharia Mecânica (DEM), Nuno Horta, Presidente do Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (DEEC) e Nuno Matos, R&D Aerospace Engineer na TEKEVER,selecionou o melhor de entre os três finalistas: Adriana Oliveira, João Perdigão e José Medeiro. Foi ainda entregue um donativo no valor de 1670 euros à coordenação do mestrado em Engenharia Aeroespacial, um curso partilhado entre o DEM e o DEEC. Jorge Fernandes, vice-presidente do DEEC, felicitou os estudantes e destacou a multidisciplinaridade do curso. Já Paulo Fernandes, presidente do DEM, destacou que “o trabalho do departamento é potenciar o talento que já existe dentro do Técnico”, sublinhando que parcerias com empresas são essenciais para o crescimento da Escola.

Durante a sessão, Ricardo Mendes recordou a criação da empresa, juntamente com os seus quatro colegas do Técnico. “A base da TEKEVER é o talento. Foi essa vontade de ter impacto que me trouxe ao Técnico. Hoje, é uma honra poder retribuir e ajudar a premiar os melhores estudantes do país”,concluiu.

 

Fotogaleria.