Alumna vence Prémio André Jordan

Beatriz Cabral de Melo foi distinguida com a tese "Efeito das externalidades no investimento em reabilitação urbana: uma aplicação da Teoria de Jogos", em que explica as opções de investimento na reabilitação urbana à luz da Teoria de Jogos.

Beatriz Cabral de Melo, antiga aluna de Engenharia Civil no Instituto Superior Técnico, foi a vencedora da categoria de dissertações de Mestrado na 4.ª Edição do Prémio André Jordan, que distingue o que de melhor se faz nas universidades nacionais em termos de trabalhos académicos focados nas cidades e imobiliário.

A alumna foi distinguida com a tese “Efeito das externalidades no investimento em reabilitação urbana: uma aplicação da Teoria de Jogos”, em que explica as opções de investimento na reabilitação urbana à luz da Teoria de Jogos, colocando em evidência a racionalidade económica das opções de investimento ou não investimento por parte dos proprietários.

Para a organização do Prémio André Jordan, a inovação da abordagem foi a razão para a distinção a Beatriz Cabral de Melo: “A Teoria de Jogos é uma poderosa ferramenta nas ciências sociais, sendo particularmente interessante no estudo de decisões relacionadas com questões espaciais”.

Beatriz Cabral de Melo desenvolveu um modelo teórico e um modelo empírico, onde demonstrou a ausência de um incentivo natural aos proprietários/investidores para reabilitar uma zona degradada.

Pode ler mais sobre o trabalho premiado aqui.