TFIST vence o prémio de Melhor Tuna no XXII Trovas

É a terceira vez consecutiva que a Tuna Feminina do Técnico conquista o grande prémio deste festival.

A grande vencedora da 22ª edição do Festival Trovas, que decorreu em Braga no passado fim de semana de 20 e 21 de outubro foi a Tuna Feminina do Instituto Superior Técnico(TFIST). Além do prémio de melhor Tuna, a TFIST trouxe também para casa a distinção de melhor solista e de melhor porta-estandarte. “É o 3º ano consecutivo que trazemos o grande prémio para o Técnico, mas o que nos deixa realmente orgulhosas é podermos mostrar em palco todo o nosso trabalho de um ano e representar a escola da melhor maneira que conseguimos”, afirma Bárbara Correia, responsável pelas relações externas da Tuna.

O festival, que teve como palco o Theatro Circo, contou com a presença de quatro tunas femininas: a TFIPCA- Tuna Feminina do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave; a TFIST- Tuna Feminina do Instituto Superior Técnico; a TFMUC- Tuna Feminina de Medicina da Universidade de Coimbra, a Estudantina Feminina de Coimbra e ainda a Tuna Universitária do Minho (TUM) que também se apresentou em palco como convidada. “Há muitas tunas ativas no país neste momento, é com agrado que ao longo dos anos temos vindo a sentir uma notória evolução na qualidade das tunas femininas o que nos deixa muito contentes”, comenta a aluna do Técnico.

Uma qualidade que aliada ao reconhecimento torna estas vitórias coletivas ainda mais saborosas. “Ganhar prémios é sempre para nós um grande orgulho visto ser o reconhecimento dentro do mundo das Tunas do nosso empenho e trabalho, e como é óbvio fazem-nos querer dar cada vez mais”, refere Bárbara. E este “cada vez mais” pode já seguir-se nos dois próximos festivais, na Covilhã e em Faro, que se realizam ainda durante este semestre.