The Boston Consulting Group premeia a excelência do Técnico

Além da aluna Alexandra Esperança Gonçalves que recebeu o Prémio de Mérito “Best in Class BCG”, mais 25 alunos receberam um diploma de mérito na cerimónia desta sergunda-feira.

Esta segunda-feira, 18 de novembro, o Anfiteatro Abreu Faro encheu-se da excelência de vários alunos que se destacaram na unidade curricular(u.c) de Gestão, devidamente reconhecida pelo Técnico e pela The Boston Consulting Group (BCG). Além da entrega do Prémio de Mérito “Best in Class BCG” à estudante que obteve a melhor nota na disciplina foram também entregues mais de 25 diplomas de menções honrosas aos estudantes  que se destacaram como os melhores no ano letivo de 2018/19.

Coube ao presidente do Técnico, professor Arlindo Oliveira, abrir a sessão agradecendo a estreita colaboração da BCG com o Técnico que se estende a diversos domínios, e se reflete em iniciativas como este prémio. Felicitando os alunos distinguidos com o galardão, o presidente do Técnico sublinhava depois a importância desta unidade curricular de Gestão, para que os alunos de Engenharia tenham uma visão mais horizontal e flexível possível. “Esta é uma disciplina que dá uma visão diferente, e que se revela fundamental na estruturação dos estudantes do Técnico, e acaba por se revelar ainda mais importante do que eles pensam, uma vez que  a maioria exercerá, no futuro, cargos relacionados com a Gestão”, frisava o professor Arlindo Oliveira. “Os alunos aprendem efetivamente muito aqui nesta unidade curricular, ficando com uma sensibilidade às questões relacionadas com Gestão que lhes será muito útil”, acrescentou ainda o docente. O presidente do Técnico terminava sublinhando “o interesse do Técnico e das empresas que integram a Rede de Parceiros em reconhecer a qualidade e mérito dos nossos alunos”.

A palavra passou depois para o professor João Oliveira Soares, docente responsável da u.c de Gestão que manifestou a sua felicidade com este reconhecimento do talento. “Esforçámo-nos para que os alunos tenham uma formação relativamente abrangente nesta disciplina”, vincou o docente. Depois de enumerar alguns casos de graduados da escola que revelam um ótimo desempenho quando vão fazer a formação pós-graduada nesta área ou no exercício de funções como gestores, o professor João Oliveira Soares partilhou ainda alguns detalhes sobre o processo de seleção para este prémio.

Os agradecimentos pautaram também a breve intervenção de José Ferreira, Managing Director & Partner da BCG, que agradeceu “ao Técnico a oportunidade de colaborarmos em várias frentes”. Apresentando de forma muito resumida a consultora, José Ferreira reiterava que “a nossa empresa procura são profissionais com perfis diferentes porque achamos que no tipo de projetos que fazemos essa diversidade traz uma riqueza extraordinária”. Uma diversidade e um talento que segundo o Partner da BCG encontram nos alunos do Técnico.

A aluna Alexandra Esperança Gonçalves receberia depois das mãos do representante da consultora o prémio de mérito “Best in Class BCG” com um valor monetário associado de 1.300 euros. Um a um, os mais de 25 alunos de mérito receberam o diploma que os lembrará os ótimos resultados conseguidos na disciplina. Além do reconhecimento da excelência dos alunos, a consultora que integra a Rede de Parceiros do Técnico doa ainda uma quantia à unidade curricular cujo objetivo é melhorar a qualidade de ensino, no valor de 867 euros.

Para finalizar, e de forma a dar a conhecer um bocadinho mais do trabalho que realizam, José Ferreira conduziria uma apresentação sobre “Bionic Company”, apontado pelo Partner como o modelo que regerá as empresas no futuro. “Acreditamos que a forma como as empresas se organizam e funcionam vai mudar radicalmente”, começava por frisar José Ferreira. “Uma empresa biónica é uma companhia que assenta na capacidade humana, mas também aproveita toda a sua capacidade tecnológica, obtendo resultados mais rápidos e otimizados”, salientava de seguida.  Destacando algumas das caraterísticas destas novas companhias, nomeadamente as novas formas de trabalho que pautarão as mesmas, José Ferreira declarava que a consultora está a trabalhar para transformar algumas das empresas nacionais tendo como base este modelo. “As empresas do futuro serão como uma plataforma automóvel, com peças interdependentes e compiladas numa fábrica”, afirmava.