Tomada de posse dos novos órgãos sociais da AEIST

Reforçar a ligação com os órgãos de serviços do Técnico e continuar a acompanhar de perto alguns dos problemas e necessidades mais prementes dos estudantes foram objetivos demarcados nos discursos de João Silva e Alexandre Passo.

Foi uma cerimónia emotiva aquela em  que esta sexta-feira, 10 de novembro, os novos órgãos sociais da Associação dos Estudantes do Instituto Superior Técnico (AEIST) tomaram posse . A união entre a direção que cessou funções e a que agora as inicia ecoava em todas as palavras e gestos que pautaram o evento.

Na hora da despedida, e ao fim de 361 dias de mandato, as palavras do ex-presidente da AEIST, João Silva abordaram o passado, mas centraram-se sobretudo no futuro, “como ele será e como deve ser”. “Só assim poderemos construir uma AEIST cada vez melhor”, acrescentou de seguida o presidente cessante. Aproximar a associação dos estudantes dos órgãos e demais serviços do Técnico, deverá ser segundo o ex-presidente da AEIST uma das principais prioridades desta nova direção. Outros dos desafios passa por “fazer uma reforma ambiciosa da forma de ensinar e do método de ensino”, uma vontade demonstrada pelo professor Arlindo Oliveira no seu programa e que João Silva espera ver “cumprido na totalidade”.

Ao aluno que lhe sucede no cargo, João Silva, transmitiu-lhe a aprendizagem e as sensações que advêm das funções: “Todos olharão para ti à procura de uma palavra de incentivo; olharão para ti para resolveres problemas; olharão para ti quando for preciso tomar uma decisão difícil”. Apesar das responsabilidades, o ex-presidente sabe que o seu sucessor e a sua equipa “saberão honrar o nome, a história e todas as lutas da Associação dos Estudantes do Instituto Superior Técnico”, frisou. Não terminou, porém, sem assegurar que continuará “aqui para defender e para ajudar a razão de hoje estarmos todos aqui: os melhores estudantes do País, os estudantes do Técnico”.

O recém-empossado presidente da AEIST, Alexandre Passo, sabe bem o que o espera. Ele que já havia integrado a anterior direção como vice-presidente, assumiu com prontidão no seu discurso a vontade de continuar a representar da melhor forma “a maior associação de estudantes do país”. “O objetivo fundamental da AEIST é, e sempre será, garantir a representação dos estudantes do Técnico, assegurando que todos e quaisquer problemas venham a ser resolvidos, assegurando que os alunos têm condições para desenvolver todo o seu potencial”, reiterou Alexandre Passo. Apontando alguns problemas que precisam de soluções urgentes, tais como, a falta de espaços de estudo, o atual presidente da AEIST empregou várias vezes o verbo “lutar” para mostrar a disposição da equipa para lhes fazer frente. Sobrou ainda tempo para sublinhar o “esforço e dedicação da direção cessante” e para lembrar à sua equipa que “o nosso foco, a nossa preocupação e o nosso objetivo” devem ser “sempre” os alunos do Técnico.