Universidade de Lisboa sobe 22 posições no ranking mundial CWUR

A ULisboa surge em 206.º lugar a nível mundial na mais recente edição do The Center for World University Rankings.

A Universidade de Lisboa (ULisboa) garante este ano o 206.º lugar no Center for World University Rankings (CWUR), subindo 22 posições face à edição de 2019. Os resultados deste ranking internacional que avalia as universidades em função da qualidade da investigação produzida, da qualidade do ensino, ou do prestígio dos professores e investigadores foram divulgados esta segunda-feira, 8 de junho.  A ULisboa está no top 1,1% mundial e no 1.º lugar a nível nacional entre as 15 instituições de ensino superior portuguesas que constam da listagem.

Numa análise aos principais critérios de avaliação do ranking, a ULisboa destaca-se no 173.º lugar entre as instituições de ensino mundiais que registam uma melhor performance na investigação científica em que surge no top 200 mundial, subindo nove lugares em relação ao ano anterior. O posicionamento da Universidade deve-se também à boa classificação em termos de qualidade do ensino (432.º) e à qualidade do corpo docente (234.º).

Elaborado desde 2012, o CWUR assume-se como o mais abrangente ranking mundial, avaliando cerca de 20 mil universidades com base em 4 indicadores: qualidade de ensino (ex-alunos distinguidos), empregabilidade de alumni (ex-alunos que ocupam cargos CEO nas maiores empresas do mundo), qualidade do corpo docente (académicos com prémios internacionais) e qualidade da produção científica (publicações e citações).

O top-3 deste ano da conceituada listagem é liderado pela Universidade de Harvard (EUA), seguindo-se o Massachusetts Institute of Technology (EUA) e a Universidade Stanford (EUA). Além do pódio, os Estados Unidos da América destacam-se também no número de universidades listadas pelo ranking seguidos da China, Reino Unido, Japão, França e Alemanha.