Conhecer as várias engenharias do Técnico e conhecer estudantes, docentes e cientistas do Instituto Superior Técnico pondo as mãos na massa. Foi esta proposta que reuniu cerca de 400 estudantes do ensino básico e do ensino secundário em dois campi do Técnico, entre 4 e 15 de julho.
A primeira semana envolveu 100 alunos que vão frequentar o 8º, 9º ou 10º anos de escolaridade no próximo ano letivo e decorreu entre 4 e 8 de julho, no campus Alameda, em Lisboa. Os desafios apresentados pela Escola passaram por atividades como construir um circuito elétrico com bananas, construir uma garra constituída por cartão, seringas, e tubos de ar de silicone, conhecer o universo do empreendedorismo e aplicar conceitos básicos modelação geométrica 3D, entre outros.
A segunda semana realizou-se em simultâneo nos campi da Alameda (Lisboa) e do Taguspark (Oeiras), entre 11 e 15 de julho, e colocou quase 300 estudantes a resolverem desafios de engenharia, ciência e tecnologia com base em problemas do dia a dia. Foram distribuídos por 17 atividades (12 na Alameda e 5 no Taguspark) tão diversas como fazer videojogos, definir uma cadeia de abastecimento, construir micro-foguetões ou fazer experiências na área do eletromagnetismo.
Na cerimónia de encerramento, no dia 15 de julho, o Presidente do Instituto Superior Técnico, Rogério Colaço, agradeceu a presença de todos os participantes. “Espero que tenham gostado, que se tenham divertido. Que tenham feito amizades novas e espero encontrar-vos daqui a um ano aqui no Técnico”. Apresentou ainda o Técnico como “uma instituição que está sempre disposta a acolher pessoas novas que querem e que gostam de ciência”.
As atividades do Técnico mostraram a diversidade da escola e envolveram estruturas como o Departamento de Engenharia Mecânica, o Departamento de Engenharia Química, o Núcleo de Apoio aos Estudantes (NAPE), o Núcleo Estudantes de Electrotecnia e Computadores do I.S.T (NEECIST), o Fórum Mecânica, a Júnior Empresas do Instituto Superior Técnico (JUNITEC), o Núcleo de Estudantes de Engenharia Aeroespacial do Técnico (Aerotéc), o Engineering in Medicine and Biology Society (IEEE-IST / EMBS), o Fórum Civil, o GameDev Técnico, o Laboratório de Jogos, o Núcleo de Engenharia Biológica (NEBIST), o Núcleo de Engenharia de Materiais (NEMat), o Núcleo de Física do IST (NFIST), o Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores – Investigação e Desenvolvimento (INESC ID), o NCEP, o Departamento de Engenharia e Gestão Industrial, o Projeto ROB-9-16 e o N3E – Núcleo de Estudantes de Engenharia Eletrónica.
O Verão na ULisboa é uma iniciativa que envolve as Escolas da Universidade de Lisboa com o objetivo de proporcionar aos jovens a oportunidade de conhecerem e experimentarem o ritmo e o espírito da vida académica. Durante uma semana, cada Escola da Universidade de Lisboa (ULisboa) oferece um plano completo de atividades (experiências, jogos, visitas e workshops) para mostrar os conhecimentos básicos, as tarefas práticas e os métodos de trabalho dos cursos lecionados na ULisboa. Todos os participantes no Verão na ULisboa podem conhecer e interagir, de forma dinâmica, nos laboratórios, salas de aulas, centros de investigação, entre outros espaços, que fazem parte da ULisboa.