Verão na ULisboa – Centenas de estudantes do Ensino Secundário participam em atividades e jogos no Técnico

De 1 a 5 de julho, participantes ficaram a conhecer as instalações, núcleos de estudantes e atividades científicas desenvolvidas em dois campi do Técnico.

Construir pontes, criar videojogos e decompor o aroma de uma laranja em várias substâncias mais simples – estes são apenas alguns dos muitos exemplos de atividades do Instituto Superior Técnico em que os estudantes do Ensino Secundário puderam participar ao longo da primeira semana do ‘Verão na ULisboa’, uma iniciativa que os colocou em contacto com o que se faz em várias das escolas da Universidade de Lisboa. De 1 a 5 de julho, diversos Núcleos de Estudantes do Técnico dinamizaram experiências, apresentações, jogos e outras atividades para cerca de três centenas de participantes do Ensino Secundário (com a semana de 8 a 12 de julho futuramente dedicada ao 3.º Ciclo).

Em magotes adornados de t-shirts com o azul-ciano do Técnico, os diversos grupos de participantes percorrem o campus Alameda e o polo de Oeiras de uma ponta à outra para aprender a programar websites, visitar laboratórios, fazer experiências de física e muitas outras coisas. Em Oeiras, Rita, estudante do 10.º ano, partilha que é já o seu terceiro ano em atividades do Verão na ULisboa. “É uma semana divertida e diferente daquilo que imaginamos”, partilha, explicando que esta “é uma boa forma de conhecer as diferentes universidades”.

No campus Alameda, na manhã de quarta-feira, os participantes foram ainda brindados com uma visita a algumas das instalações da Organização Europeia para a Investigação Nuclear (mais comummente designada por CERN), na Suíça, cortesia da investigadora portuguesa Ana Peixoto. A partir da sala de controlo do ATLAS, com uma fotografia deste detetor em pano de fundo, a cientista explicou a variedade de partículas que compõem o Universo e os mistérios da física de partículas que são investigados naquelas instalações.

Entre atividades, os estudantes são frequentemente encontrados à sombra dos pinheiros do Jardim Norte, trocando dois dedos de conversa ou uns passes com uma bola de futebol que alguém invariavelmente decide trazer. É aqui que encontram algum tempo para partilhar como tem sido a experiência de participar no Verão na ULisboa.

Depois de alguns estudantes do Técnico terem visitado a escola que frequenta em Castelo Branco, Luísa ficou interessada em participar numa escola de Verão que a trouxesse até ao campus Alameda para conhecer melhor a faculdade. Interessada pelas áreas da engenharia biomédica e da saúde, a aluna do 12.º ano de escolaridade descreve o Técnico como tendo “um ambiente muito acolhedor”. Para si, envolver-se no Verão na ULisboa “é uma experiência muito diferente, que engloba muitas coisas que serão úteis no futuro”. Destacando atividades como a operação de uma garra hidráulica e a construção de um modelo de uma ponte como suas favoritas, Luísa deixa a sua recomendação para que outros colegas participem no futuro.

No polo de Oeiras, depois de ter tido a oportunidade de programar sensores num carro robot e de desenvolver um videojogo (incluindo mecânicas de combate, interfaces como menus e modificações visuais e auditivas), Manuel tece elogios à experiência. “São atividades muito criativas e práticas e isso entretém-me muito”, explica, justificando que “a robótica, os videojogos e a programação são muito interessantes”.

Prestes a iniciar o 11.º ano de escolaridade, Guilherme também está satisfeito com o programa desta iniciativa, tanto assim que já pondera ingressar num curso de engenharia mecânica no Técnico. E porquê aqui? “Sei que esta é uma faculdade já com nome e que, quando for à procura de emprego, vai ser relevante que o curso tenha sido tirado no Técnico”, explica.