Vodafone entrega Prémio de Mérito em Redes Móveis e Internet das Coisas a estudantes do Técnico

Jéssica Consciência e Tiago Leite venceram o prémio Vodafone com o projeto para combater o desperdício alimentar.

No passado dia 22 de junho, quinta-feira, a Vodafone, empresa da Rede de Parceiros do Técnico, distinguiu, de entre três projetos, o trabalho Antiwaste desenvolvido por Jéssica Consciência e Tiago Leite, ambos estudantes da Licenciatura em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores no Instituto Superior Técnico

O projeto Antiwaste tem como objetivo combater o desperdício alimentar. Para tal, foi idealizada uma prova de conceito que junta uma câmara fotográfica, um ecrã que seria colocado na porta do frigorífico e uma aplicação. Sempre que o frigorífico é aberto, para colocar ou retirar um alimento, uma imagem é processada e comunicada à aplicação que regista numa lista todos os alimentos disponíveis no frigorífico e respetivas datas de validade. A aplicação, posteriormente, avisará o utilizador quando um produto se aproxima do fim do seu prazo de validade e sugere receitas para utilização do alimento, contribuindo desta forma para a redução de desperdício de alimentos.

Os dois estudantes venceram o prémio no valor de 1310 euros, sublinhando na cerimónia o quanto gostaram de realizar o projeto. A sessão contou ainda com a apresentação de outros dois projetos finalistas, igualmente relacionados com Redes Móveis e Internet das Coisas.

Os estudantes Diogo Ferreira e Tomás Maia apresentaram o seu projeto, Petcam, cujo objetivo principal consiste na visualização, em tempo real, de animais de estimação, permitindo a sua vigilância quando o utilizador se ausenta da sua residência. Afonso Silva e André Pires apresentaram o projeto PillMinder, que tenta atenuar o problema do esquecimento da toma de medicação por parte de pacientes com doenças crónicas ou dependentes.

Rogério Colaço, presidente do Instituto Superior Técnico, destacou a importância do prémio e da parceria com a Vodafone: “Agradecer à Vodafone, aos estudantes, ao júri e a todos os envolvidos na iniciativa. Os meus parabéns a todos os projetos. É sempre muito bom ouvir e ver as ideias que os estudantes desenvolvem”.

Miguel Lopes, Process Automation Developer na Vodafone, agradeceu a oportunidade de apoiar este tipo de iniciativas: “Este tipo de parcerias junta o melhor de dois mundos: a inovação e o conhecimento que existe nas instituições universitárias como o Técnico. Jovens com dedicação e que, com certeza, vão sair daqui soluções que vão melhorar a qualidade de vida das pessoas ao nosso redor.”

A empresa fez, ainda, uma doação no valor de 873,00€, ao Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (DEEC), para a melhoria da qualidade de ensino e aprendizagem. Em representação do Departamento esteve presente Nuno Roma, que agradeceu o apoio da empresa e reafirmou a importância deste prémio para a motivação dos estudantes colocarem em prática conhecimentos adquiridos que dão resposta a problemas reais na sociedade.