“Voltei com muita bagagem que levo para a vida”

A declaração é de uma das alunas do Técnico que teve oportunidade de participar no programa de formação da Huawei.

A oportunidade que reside no programa de formação, “Seeds for the Future”da Huawei, é única e pelo Técnico há alunos que não a deixam escapar. Na edição deste ano foram dois os estudantes do Técnico selecionados por entre 10 estudantes das áreas de Engenharia Eletrotécnica e Informática das diversas instituições portuguesas de ensino. Sofia Patrício, aluna do 4.º ano do mestrado integrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores no Técnico, foi uma das sortudas selecionadas pela Huawei e não podia estar mais feliz com o balanço da experiência.

“Aprendi e cresci imenso, não só enquanto pessoa, mas também enquanto profissional. Foi incrível poder visitar um país como a China e conhecer tantas pessoas inspiradoras. Voltei com muita bagagem que levo para a vida”, declara a aluna do Técnico de forma a resumir a experiência e a aprendizagem que dela adveio. Sofia Patrício decidiu candidatar-se assim que soube da oportunidade, afinal uma experiência de 17 dias, com direito a formação intensiva e contacto direto com uma das maiores empresas do mundo na área de equipamentos para redes e telecomunicações, não poderia ser desperdiçada. “Caso ganhasse iria ter a oportunidade de viver uma experiência incrível que de outra forma poderia só viver daqui a alguns anos ou talvez nunca! O não é sempre garantido e o sim está a uma distância proporcional ao nosso esforço, e alguma sorte também”, comenta ao relembrar o momento em que decidiu candidatar-se.

Os alunos escolhidos tiveram oportunidade de integrar um programa de formação na sede da Huawei, em Shenzhen, na China, e conhecer uma das mais avançadas e inovadoras instalações de Investigação e Desenvolvimento do mundo. A primeira semana foi dedicada a um curso intensivo de língua Chinesa em Pequim, e a segunda semana a explorar as instalações da Huawei, onde os alunos tiveram oportunidade de assistir a workshops sobre a área de Telecomunicações. “Durante os fins de semana tínhamos visitas preparadas a sítios espetaculares, como a Muralha da China, a Cidade Proibida, jardins botânicos, espetáculos de luzes, musicais, o mercado eletrónico e o mercado de roupa mais conhecidos do mundo”, recorda a aluna do Técnico.

O companheirismo e as amizades que se podem criar quando saímos da nossa zona de conforto foi outra das lições apreendidas por Sofia Patrício. “Éramos um grupo de 10 e não podia ter pedido melhor companhia. Fomos enquanto colegas e voltámos amigos”, destaca a estudante do Técnico. “São vários dias num País completamente diferente do nosso e sem dúvida que a companhia é muito importante e marca a experiência”, acrescenta.

“Incrível” e “única” são os adjetivos que ocorrem rapidamente à aluna do Técnico para definir esta experiência. “A Huawei fornece um apoio excecional e a viagem não tem praticamente quaisquer custos para o  estudante, por isso não vejo razão para não se aproveitar a oportunidade”, refere Sofia Patrício, aconselhando os colegas do Técnico a aproveitarem a oportunidade quando esta lhes “cair” no e-mail.  “É algo que ficará para sempre marcado na nossa memória e no nosso percurso profissional”, acrescenta.  A experiência permitiu a Sofia Patrício consolidar algumas ideias que tinha relativamente à Huawei enquanto empresa de sucesso. “Tive a oportunidade de perceber melhor a dimensão do mesmo e também o papel que a empresa pretende ter no mundo que a rodeia, sendo que o programa existe porque a Huawei considera que este é um contributo importante para a sociedade”, vinca, por fim.