Campus e Comunidade

Volume de artigos impulsiona ULisboa no Ranking de Leiden

Elevada produção científica em áreas de atuação do Técnico  colocou a Universidade de Lisboa em destaque no CWTS Leiden Ranking.

A Universidade de Lisboa (ULisboa)destacou-se, a nível nacional e ibérico, como a instituição com maior volume de produção de artigos científicos em áreas de atuação do Instituto Superior Técnico – “Matemática e Informática” e “Ciências Físicas e Engenharia” – no CWTS Leiden Ranking, desenvolvido pela Universidade de Leiden (Países Baixos). 

Nesta edição (2024), a ULisboa é também a instituição nacional com maior número de artigos no top 10% de artigos mais citados nas mesmas áreas. O ranking considerou exclusivamente a produção científica realizada entre 2019 e 2022 e avaliou 1506 universidades de 72 países.

O Leiden Ranking não agrega indicadores numa pontuação global, tratando-se de uma ferramenta que permite ao utilizador selecionar parâmetros e avaliar os resultados tendo em consideração a dimensão da instituição em análise. Inclui dimensões de análise como impacto científico, colaborações, publicações em open-access e igualdade de género.