Campus e Comunidade

Workshop junta participantes de um dos cursos mais bem sucedidos dos MOOC Técnico

Cerca de três dezenas de participantes do curso online “Transformação Digital” aceitaram o desafio lançado pelo professor Miguel Mira da Silva e reuniram-se esta quinta-feira.

Os propósitos do workshop que decorreu esta quinta-feira, 26 de julho, no Técnico, eram vários. Além de propiciar o contacto pessoal o evento pretendia estimular o debate e obter o feedback dos participantes de um dos cursos com mais sucesso da plataforma MOOC Técnico: o curso de Transformação Digital. A ideia e a subsequente organização partiram do próprio tutor, o professor Miguel Mira da Silva, e foram muitos os participantes que acederam ao convite e se deixaram envolver no curto, mas completo programa que lhes foi apresentado.

As honras da abertura da sessão ficaram, claro, a cargo do professor Miguel Mira da Silva que agradeceu a presença dos seus formandos e o empenho dos mesmos durante o período do curso, passando depois a palavra à professora Ana Moura Santos, coordenadora do projeto MOOC Técnico, e cuja apresentação se centrou exatamente na evolução que a plataforma tem registado desde a sua criação em outubro de 2016.  Além de uma breve explicação sobre como se foi construindo este projeto, da abordagem das vantagens inerentes a este tipo de formação, e do anúncio de alguns dos próximos cursos, a coordenadora do projeto enfatizou os números que revelam o sucesso. “Já temos mais de 6000 inscritos na nossa plataforma”, sublinhava a docente.

Tomou seguidamente a palavra o docente do Departamento de Engenharia Informática do Técnico, o professor José Tribolet, convidado a dar uma palestra sobre a temática da Transformação Digital. Com o seu nato dom da oratória, o orador começou por desafiar a plateia a relembrar as várias transformações que se foram sucedendo ao longo dos tempos. Abordando o imediatismo com que podemos aceder aos dados hoje em dia, as oportunidades geradas nesta nova era, o impacto destas alterações na vida das pessoas e nas organizações, o docente focou por diversas vezes no seu discurso a importância da valorização do ser humano enquanto agente central de todas estas alterações. “A primeira e talvez mais importante caraterística da transformação digital é a influência que tem na capacitação do ser humano para aprender aprimorar as suas funções, dando-lhe ferramentas acessíveis para evoluir enquanto profissional e não só”, afirmava o docente.  Relativamente ao papel das organizações face a esta nova revolução, o professor José Tribolet realçou a necessidade de estas serem “engenheiradas”, “vistas como um todo” e “desenhadas de acordo com princípios humanos que conhecemos há muito tempo”. “A transformação digital deve ser profundamente centrada na dimensão do ser humano”, concluiu o docente, arrancando um aplauso à audiência.

Recorde-se que o MOOC Transformação Digital que esteve na origem deste workshop, vai já sua 2ª edição e que depois de quebrar recordes quando foi lançado, voltou a ter mais de 1000 inscritos, dos quais quase 200 participantes terminaram com sucesso a avaliação online. O feedback que foi partilhado no final da sessão mostrou que o êxito do mesmo vai para além dos números.