Campus e Comunidade

Dias da PI@Técnico cativam cada vez mais participantes

Durante mais de uma hora, os participantes tiveram oportunidade de consolidar os conhecimentos através das explicações das duas especialistas do INPI.

A última sessão deste ano dos Dias da PI@Técnico, teve lugar na passada quinta-feira, 22 de novembro, e revelou-se extremamente útil para os que nela decidiram participar.  “Tive uma ideia. Será original?” era o tema proposto, mas as explicações e as questões que dominaram a sessão foram muito para além disso, permitindo aos potenciais requerentes descobrir estratégias, perceber conceitos fulcrais e extrair informação junto de quem mais percebe.

As examinadoras e formadoras Teresa Montez e Alexandra Oliveira do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI)foram as protagonistas da sessão, revelando-se extremamente predispostas a ajudar os participantes nas mais diversas questões. Antes de tudo, porém, Patrícia Lima, coordenadora do Núcleo de propriedade intelectual do Técnico (NPI) partilhou os contornos do trabalho desenvolvido pela sua equipa e a predisposição da mesma para ajudar todos os interessados em efetuar um pedido de patente. “Estamos muito contentes com a adesão que estas sessões têm tido, porque revela o interesse em inovar e também em estar o mais bem preparado possível”, realçava a coordenadora do NPI.

Estratégias de escrita e de pesquisa, dicas de como chegar a bases de dados úteis ou as principais lacunas nos pedidos foram alguns dos tópicos abordados pelas colaboradoras do INPI nas apresentações que conduziram. Alguns problemas já encontrados pelos participantes nos processos de pedidos de patentes foram espontaneamente sendo expostos. Esta participação ativa aliada à ótima adesão registada nesta terceira e última sessão revelam a proeminente importância da iniciativa num ambiente extremamente criativo como é o do Técnico.