A sala José Tribolet, do Pavilhão de Informática II do campus Alameda do Instituto Superior Técnico, acolheu na manhã do dia 2 de dezembro a entrega das Bolsas de Estudo “Xpand iT”, destinadas a estudantes de Licenciatura em Engenharia Informática e de Computadores. A cerimónia oficializou a renovação de quatro bolsas de estudo a Bernardo Sousa, Diogo Pinto, Francisco Heleno e Pedro Sousa.
A cerimónia foi presidida pelo Vice-Presidente do Técnico para os Assuntos Académicos, Francisco Melo, num agradecimento ao mecenas, explicou “o grande impacto [desta ajuda] na vida dos estudantes” que podem desta forma “perseguir os seus sonhos sem terem de preocupar-se com coisas comezinhas”.
Os estudantes contemplados expressaram também o seu reconhecimento pelo apoio recebido. Bernardo Sousa, a beneficiar desta bolsa pelo terceiro ano, afirmou que o reconhecimento é “cada vez mais sentido”. Diogo Pinto descreveu como o projeto de voluntariado, componente obrigatória do programa, o faz sentir que está a “fazer a diferença na comunidade”. Nas palavras de Francisco Heleno “é uma oportunidade de retribuir o que é dado”. Para Pedro Sousa, além de uma “ajuda imensa” este apoio é uma “motivação para ter boas notas”.
Este grupo de estudantes está a desenvolver, na componente de trabalho voluntário, a integração de uma ferramenta utilizada pelo Núcleo de Desenvolvimento Académico do Técnico para acompanhamento de estudantes, na plataforma Fenix.
Em representação do Departamento de Engenharia Informática, Daniel Gonçalves lembrou o seu tempo de “estudante deslocado” e como “é bom este tipo de iniciativas e auxílio para estudar sem ter estas condicionantes”.
O objetivo da Xpand iT, spin off do Técnico, passa por apoiar os estudantes “para que possam concentrar-se nos seus objetivos”. Marta Alegria, representante da Xpand iT, afiançou que o “foco estratégico” da empresa “é a educação tecnológica”, daí a importância que atribuem a estas bolsas e outros apoios prestados.
Fotogaleria