Quatro renovações e três novas bolsas de estudo Axians para estudantes do Técnico

Depois de apoiar cinco estudantes no primeiro ano de parceria, a segunda edição da bolsa Axians – Business For @ll chega agora a sete.

Davilson gritou quando recebeu a notícia por telefone. Nas suas palavras, este novo bolseiro sentiu “que alguém acreditou em [si]” ao receber a bolsa ‘AXIANS – Business For @ll. Foi este o testemunho que partilhou no Museu de Civil a 21 de fevereiro, durante a cerimónia de entrega destas bolsas, um protocolo celebrado entre o Instituto Superior Técnico e a empresa Axians.

Francisco Melo, vice-presidente para os Assuntos Académicos do Técnico, frisou que “este tipo de iniciativa é muito importante porque a nossa educação é uma ferramenta essencial que levamos para o mundo”. O docente parabenizou os bolseiros presentes na cerimónia e dirigiu ainda alguns agradecimentos aos mecenas em representação da Axians.

Dos sete estudantes que compareceram, quatro renovavam a bolsa. É o caso de Carmem Reis, aluna da Licenciatura em Engenharia de Telecomunicações e Informática (LETI). O facto de os pais residirem em Cabo Verde “torna cada passo da [sua] educação um desafio adicional”, segundo a estudante. Nesse sentido, a bolsa é um “suporte emocional essencial” que “torna possível prosseguir a jornada académica com mais segurança e foco”.

Os estudantes que recebem esta bolsa prestam 30 horas de voluntariado por semestre numa organização sem fins lucrativos à sua escolha. Motivada para “ajudar comunidades” a partir da educação que recebe, Nelma Andrade diz que, com o auxílio da bolsa, vai esforçar-se para cumprir este objetivo.  Quanto a Juan Lopez, bolseiro venezuelano a frequentar a Licenciatura em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (LEEC), “este apoio não é apenas económico”, servindo de motivação adicional para focar-se no seu aproveitamento.

Os estudantes que receberam a bolsa ‘AXIANS – Business For @ll’ são:

• Carmem Reis (LETI);
  • Juan Lopez (LEEC);
  • Nelma Andrade (LETI);
  • Sandro Furtado (LETI);
  • António de Carvalho (LEEC);
  • Davilson Delgado (LETI);
  • Lidiano Pires (LETI).

A bolsa ‘AXIANS – Business For @ll’ é dirigida a estudantes das licenciaturas ou mestrados em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (LEEC; MEEC), em Engenharia de Telecomunicações e Informática (LETI; METI) e em Engenharia Eletrónica (LEE; MEE).

Fotogaleria.