A Vice-Presidente do Instituto Superior Técnico para os Assuntos Internacionais, Zita Martins, foi condecorada com o grau de Grande-Oficial da Ordem da Instrução Pública, por Sua Excelência o Presidente da República. A Ordem da Instrução Pública destina-se a galardoar altos serviços prestados à causa da educação e do ensino em Portugal.
A também professora do Técnico e investigadora do Centro de Química Estrutural (CQE) revela-se “honrada por receber esta condecoração”. “Reconhece os altos serviços prestados à causa da educação e do ensino, que é algo que é muitíssimo importante e especial para mim. Dar aulas permite-me passar o conhecimento às gerações mais novas, de forma apaixonada, incentivando desta forma que os estudantes possam sonhar ao mesmo tempo que ganham ferramentas fundamentais para o seu futuro”, complementa.
Zita Martins licenciou-se em Química no Instituto Superior Técnico em 2002, e obteve o Doutoramento em Astrobiologia na Universidade de Leiden (Países Baixos) em 2007. Foi Cientista Convidada na NASA Goddard (Estados Unidos da América) em 2005 e 2006, e Professora Convidada na Universidade de Nice-Sophia Antipolis (França) em 2012. Em 2009 foi galardoada pela Royal Society com uma University Research Fellowship no valor de 1 milhão de Libras, tendo permanecido no Imperial College London (Reino Unido) de 2007 a 2017. É desde janeiro de 2018 Professora Associada no Técnico, onde fundou o primeiro laboratório de Astrobiologia em Portugal, e de 2019 a março de 2023 foi Co-Diretora do Programa MIT-Portugal. É desde março de 2021 Consultora da Casa Civil de Sua Excelência o Presidente da República, sendo responsável pelas áreas do Ensino Superior, Ciência, Inovação, e Transição Digital.
Tem participado em várias missões espaciais, e faz parte de vários comités internacionais, presidindo ao grupo de trabalho sobre exploração do Sistema Solar (SSEWG) da Agência Espacial Europeia (ESA), que escolheu em 2024 lua Encélado como ‘alvo principal’. É comunicadora de Ciência, tendo sido selecionada pelo canal de TV BBC como Expert Scientist Women. O seu retrato foi pintado para a exposição da Royal Society sobre mulheres de sucesso em Ciência, estando o retrato de forma permanente na sede da Royal Society em Londres. Em 2015 foi condecorada por Sua Excelência o Presidente da República de Portugal, por mérito em Ciência, com o título de Oficial da Ordem Militar de Sant’Iago da Espada.