Ciência e Tecnologia

Cerimónia presta homenagem e dá a conhecer o trabalho do professor Mário G. Silveirinha

Além de demonstrar a importância do IET A F Harvey Prize que o docente recebeu, o evento serviu para dar a conhecer a investigação que lidera e que motivou a atribuição do galardão.

Homenagear o vencedor de um dos prémios mais prestigiados da engenharia a nível internacional, o IET A F Harvey Prize, e conhecer o trabalho que está por detrás do galardão foi o principal objetivo do evento “IET A F Harvey Prize – 2018 Winner Lecture & Sir John O’Reilly” que decorreu esta terça-feira, 4 de junho, no Salão Nobre. Na audiência foram muitos os colegas de investigação e docência do professor Mário G. Silveirinha que marcaram presença para prestar a devida homenagem ao docente.

O presidente do Técnico, professor Arlindo Oliveira, proferiu as primeiras palavras da cerimónia, através das quais destacou que “este é um prémio extremamente prestigiante para o Mário, para o Técnico e para Portugal”. “Temos feito um esforço para contratar os melhores professores e investigadores e especialmente nos últimos anos, temos adotado uma estratégia consistente para atrair os melhores, e penso que temos conseguido”, afirmava o presidente do Técnico, assinalando que o professor Mário G. Silveirinha é um exemplo “dos excelentes investigadores que nos temos esforçado por contratar e manter aqui”. Evidenciado a “cultura de excelência” que caracteriza a escola e que os investigadores tanto apreciam, o professor Arlindo Oliveira terminava expressando em nome da escola “o enorme prazer de estarmos aqui para homenagear o destinatário deste prémio e também para aprender um pouco sobre o trabalho que desenvolve”.

Subia a palco, posteriormente,  o protagonista da tarde para dar a conhecer o trabalho de investigação que tem conduzido, mas não sem antes agradecer ao seu centro de investigação – o Instituto de Telecomunicações (IT)– e ao seu grupo. “Breaking the time-reversal symmetry with motion” foi o tema da palestra que conduziu de forma muito técnica e na qual apontou os desafios que se impõem na área das ondas eletromagnéticas. “As leis físicas da mecânica e do eletromagnetismo são reversíveis no tempo”, frisava a determinada altura. Através de modelos matemáticos, diagramas, gráficos, simulações e demonstrando diferentes cenários, o investigador do IT explorava ainda aquilo que se propõe a fazer na sua investigação ao explorar novas soluções que permitam a propagação da luz numa única direção no espaço.

Depois de um inspirador vídeo da European Institute of Innovation & Technology (EIT) que contou a história e essência do galardão, foi a vez do professor John O’Reilly, presidente do comité de seleção do prémio, proferir algumas palavras. Destacando a importância do prémio “pelo estímulo que é para os investigadores que distingue” e enfatizando a abrangência global do mesmo premiando investigadores de diversos países e de áreas distintas, o presidente agradecia e elogiava o docente do Técnico pela qualidade do trabalho que desenvolve. Por fim, o professor John O’Reilly fez questão de salientar que a investigação que se faz em Portugal está ao “nível dos mais altos padrões internacionais”, encerrando da melhor forma uma cerimónia que demonstrava isso mesmo.