Candidaturas

CMU Portugal abre candidaturas para atribuição de 12 bolsas de doutoramento

“Programas de Doutoramento Afiliados”, nas áreas da Tecnologias de Informação e Comunicação aceitam candidaturas até 31 de março. Incluem até um ano de investigação nos Estados Unidos.

O Programa Carnegie Mellon Portugal (CMU Portugal) tem abertas até dia 31 de março as candidaturas para atribuir até doze bolsas de doutoramento na área das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) financiadas pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Esta é a terceira edição da iniciativa “Programas de Doutoramento Afiliados” dirigida a alunos elegíveis para doutoramento de Universidades portuguesas, entre as quais o Instituto Superior Técnico. 

Lançado pela 1.ª vez em 2021, o Concurso abrange as várias áreas de atuação do Programa CMU Portugal: Ciências da Computação, Engenharia Electrotécnica e de Computadores, Engenharia e Políticas Públicas, Interação Pessoa-Máquina, Tecnologias de Língua Falada, Robótica e Engenharia de Software. A iniciativa tem atualmente 21 estudantes ativos, sete dos quais são do Técnico. 

As 12 bolsas de doutoramento têm uma duração máxima de 4 anos, incluindo um período de até 12 meses de investigação na Carnegie Mellon University (CMU), nos Estados Unidos, inteiramente financiado pela FCT através do Programa CMU Portugal. Este período permitirá aos alunos desenvolver os seus projetos de investigação em colaboração com a Universidade norte-americana. 

Outra das apostas desta iniciativa é estabelecer durante o doutoramento uma ligação entre os candidatos e o tecido empresarial português. No processo de seleção privilegiam-se alunos que apresentem um plano de tese em colaboração com uma empresa nacional da sua área tecnológica.

O prazo para a submissão das candidaturas para o ano académico 2023/2024 é 31 de março de 2023.

No dia 2 de março, às 14h, terá lugar uma Sessão de Informação no ITI (Hub do Beato) e via zoom para o esclarecimento de dúvidas a potenciais candidatos.

Mais informações sobre a sessão | Mais informações sobre os processos de candidatura

 

O Instituto Superior Técnico é uma das instituições afiliadas à CMU Portugal. O programa é co-coordenado por Nuno Nunes e Inês Lynce, ambos professores e investigadores do Instituto Superior Técnico.