Ciência e Tecnologia

Cocktail de Ciências cativa participantes da Semana da Ciência e Tecnologia

Um conjunto de atividades permitiu aos participantes inscritos nesta atividade do CERENA, tomarem conhecimento acerca de uma panóplia de temáticas relacionadas com várias áreas.

O CERENA foi um dos centros de investigação do Técnico que preparou atividades no âmbito da Semana da Ciência e da Tecnologia, oferecendo aos participantes inscritos, alunos do secundário, mas não só, um leque de atividades experimentais de carácter totalmente gratuito.

A inscrição só dependia da curiosidade de cada um, e claro da lotação máxima permitida a cada grupo. As atividades do CERENA dividiram-se em dois dias, 21 e 22 de novembro, o primeiro com uma lotação que rondou os 30 alunos e a segunda com cerca de 15 participantes. Esta é uma atividade em que a unidade de investigação costuma embarcar todos os anos, e que lhes dá “bastante prazer a organizar”, como partilha a professora Teresa Carvalho, uma das envolvidas na organização.

O nome escolhido para designar o conjunto de atividades oferecidas – Cocktail de Ciências-  retrata bem o que podemos encontrar ao longo das várias salas usadas para as mesmas. Matemática, Geologia, Física e Química são algumas das ciências que os vários professores, mas também alunos do Técnico misturaram e deram a “provar” aos participantes. Uma delas, por sinal uma das que mais despertou a atenção dos mais jovens, foi aquela que desvendou a composição do pequeno aparelho que todos trazem no bolso. “Vocês sabiam que os vossos telemóveis são essencialmente constituídos por minerais?”, perguntava a professora. A maioria confirmou que não mas prontificou-se a descobrir na explicação e posteriormente no desafio, os diversos minerais e a magia que fazem na construção dos mesmos. “É por isso que quando compramos um telemóvel e colocamos de parte o mais antigo, estamos a desperdiçar recursos”, concluía a professora.

Outras descobertas se seguiram, ficando os participantes a perceber por exemplo como evitar um desmoronamento de terras ou os fatores que influenciam o quimismo das águas que consumimos e que apresentam sabores tão distintos. A explicação nunca tinha apenas contornos teóricos, sendo que depois da explicação oral, eram sempre desafiados a pôr as mãos na massa e a concluir o que tinham acabado de ouvir. “Preparamos muitas atividades relacionadas com o quotidiano, muitas atividades que interligam as várias ciências.”, explicou a professora Teresa carvalho. “É um bocadinho a ligação de todas estas ciências”, acrescenta.

A componente prática das atividades nunca deixou os participantes apáticos. O entusiasmo, a entreajuda e a aprendizagem que se espelhava nos semblantes animados refletiam o sucesso da atividade. Além disto, há um todo um conhecimento relativo à engenharia que absorvem como conta a organizadora do evento: “Há uma coisa que nos demos conta ontem e com o qual ficamos um bocadinho surpreendidos, que foi com o facto de eles não saberem o que é engenharia”, partilha. “A maior parte dos alunos não estava a pensar vir para engenharia porque não sabem o que é engenharia, não sabem o que é que um engenheiro faz, a sua importância no mundo”, acrescenta. Um desconhecimento que a organização tem como objetivo tentar diluir.

Além do CERENA, também o Instituto de Engenharia Mecânica (IDMEC) e o Laboratório Lourenço Fernandes, no INESC-ID Tagus Park, participaram na Semana da Ciência e Tecnologia 2017.