Cultura e Desporto

Jogos Olímpicos Paris 2024: Alumni do Técnico competem em Vela e Judo

O Técnico estará representado nas Olimpíadas de Paris pelos alumni Carolina João e João Fernando.

Os antigos estudantes do Técnico, Carolina João (Engenharia Química) e João Fernando (Engenharia Aeroespacial) participarão nos Jogos Olímpicos Paris 2024 que se iniciam, oficialmente, dia 26 de julho.

João Fernando pisa o tatami às 9h do dia 30 de julho para as eliminatórias da categoria -81kg masculinos, naquela que é a sua estreia em solo olímpico. As finais acontecem no mesmo dia pelas 15h00. O alumnus do Técnico estreia-se nos Jogos Olímpicos, tendo acumulado diversas conquistas desportivas nos últimos anos.

A qualificação para Paris 2024 foi conseguida durante o circuito mundial de judo que conciliou com o fim do mestrado no Técnico, terminado em 2023, em que acumulou várias vitórias como as medalhas de bronze no Grand Prix Upper Austria e no Grans Slam em Antaya.

A mais de 700 km de Paris, em Marselha, Carolina João terá a sua segunda experiência olímpica, depois de ter competido na categoria laser radial de vela, em Tóquio 2020. Agora, a alumna do Técnico fará dupla com Diogo Costa na categoria 470 misto. A primeira e segunda regatas serão sexta-feira, 2 de agosto, às 11h00. Haverá duas regatas por dia, à mesma hora, até terça-feira dia 6 de agosto. No dia 7 de agosto, será a medal race com a participação dos 10 primeiros qualificados.

Em maio, a dupla ficou em 2.º lugar no Campeonato da Europa que terminou em Cannes (França), depois de em março terem terminado o Mundial de 470 no 14.º lugar, em Palma de Maiorca (Espanha).