Portugal sagrou-se vice-campeão da Europa em trampolim masculino, na categoria sénior por equipas, no passado dia 2 de junho. O campeonato realizou-se em Rimini, Itália. A equipa portuguesa conquistou a prata, ficando a dois pontos da equipa francesa, que arrecadou a medalha de ouro. O quarteto formado por Diogo Abreu, Pedro Ferreira, Lucas Santos e Rúben Tavares conseguiu somar um total de 10 pontos, mais dois do que os ginastas da Grã-Bretanha, que levaram o bronze.
Pedro Ferreira, vilacondense de 24 anos, é estudante de Engenharia Aeroespacial no Técnico. Veste a camisola verde e branca e faz parte do ranking mundial individual. Foi duas vezes vice-campeão mundial por equipas e soma duas medalhas alcançadas na Taça do mundo sincronizado, em 2016 e 2021, e uma medalha de bronze conquistada nos Jogos Olímpicos da Juventude, em 2021. Já Diogo Abreu, ginasta de 28 anos nascido nos Estados Unidos e alumnus do curso de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, treina desde os 7 anos no mesmo clube e soma três medalhas em europeus por equipas e uma medalha de prata conquistada no Mundial de São Petersburgo, em 2018.
Recorde-se que a dupla Diogo Abreu e Pedro Ferreira já havia conquistado o bronze no passado mês de fevereiro na prova de trampolim sincronizado em Baku, no Azerbaijão. O mais recente Campeonato da Europa de Trampolins realizado em Itália contou com uma comitiva nacional de atletas consagrados: 24 atletas seniores e mais 24 atletas juniores.
Mais recentemente, no final de junho, Pedro Ferreira e Diogo Abreu participaram na Taça do Mundo em Trampolim, em Coimbra. A dupla conseguiu o quarto lugar em trampolim sincronizado e Pedro Ferreira alcançou a Medalha de Prata em trampolim individual, tendo Diogo Abreu conseguido o quarto lugar individual. O aluno do Técnico realça que se sentiu “muito feliz por ter alcançado este feito histórico ao lado do Diogo que é um grande exemplo para mim”.
Já no início do mês de julho, a dupla conquistou a Medalha de Bronze na Taça do Mundo de Arosa, na Suíça, e dessa forma defendeu a liderança do ranking mundial de trampolim sincronizado, tendo assim ganho o circuito mundial de trampolim sincronizado. O antigo aluno Diogo Abreu, venceu também o ranking mundial em trampolim individual.