A IA Generativa surgiu nos últimos anos como a tecnologia transformacional para a era digital, e trouxe um novo fôlego ao processamento de língua natural (NLP). O curso de especialização “LLMs: IA generativa para Engenheiros” surge na sequência dos avanços inegáveis na área do NLP e das suas potencialidades para o aumento da produtividade na engenharia.
Neste contexto, o curso apresenta os modelos de linguagem de grande escala (LLMs), assim como o seu treino, otimização e ajustamento às restrições específicas das aplicações a desenvolver.
Focado nas aplicações do processamento de língua natural, o curso introduz as técnicas fundamentais para a geração de texto e aplicação de IA generativa, LLMs em particular, seguindo uma abordagem de ‘aprender fazendo’, típica da formação em engenharia e dos nossos cursos em ciência de dados.
Este curso está inserido no Programa de Especialização “Data Science para Engenheiros” (DASH), como opcional, e esta edição será dada no formato online, através de Zoom.
Informações gerais – Funcionamento:
Data Início: 7 de abril, 2026
Data Fim: 21 de maio, 2026
Horário: 3ª e 5ª feiras, das 17h30 às 20h00
Preço: 1650€
Formato: Remoto
Duração: 35h
Candidaturas abertas até: 24 de março de 2026
Mais informações e candidaturas
Desconto: 10% para membros inscritos na Rede Alumni do Instituto Superior Técnico.
Objetivos:
No final do programa, espera-se que os formandos conheçam as potencialidades da aplicação de processamento de língua natural a documentos textuais. Em particular, ter competências para:
- Explorar as potencialidades de aplicação da IA generativa baseada em LLMs;
- Aplicar IA generativa baseada em LLMs, seguindo cada umas das etapas de descoberta de informação;
- Adaptar LLMs a caso de uso específicos, através do ajuste fino e otimização da função objetivo do modelo;
- Maximizar o desempenho dos modelos através do treino, ajuste e otimização de última geração, tendo em conta as restrições específicas da aplicação.
Destinatários:
A realização deste Curso de Especialização requer conhecimentos prévios em programação básica (por exemplo, Python). Profissionais sem estes conhecimentos interessados neste curso devem realizar um curso propedêutico antes da candidatura ao mesmo.