Ciência e Tecnologia

Docente do Técnico distinguida com Golde Award

O galardão foi atribuído à professora Teresa Correia Barros na última reunião da International Conference on Lightning Protection (ICLP).

A professora Teresa Correia Barros, docente do Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (DEEC) foi distinguida com o Rudolf Heinrich Golde Award, na última reunião da International Conference on Lightning Protection (ICLP), que teve lugar em Rzeszow, Polónia. A justificar esta atribuição está a citação que a acompanha e que traduz o trabalho desenvolvido pela docente do Técnico ao longo da sua carreira: “For outstanding achievements in lightning research with reference to protection of transmission and distribution lines”.

“As descargas atmosféricas são a causa mais frequente da ocorrência de curto-circuitos nas linhas de transmissão, quer a nível do transporte quer da distribuição de energia elétrica”, explica a docente do Técnico justificando a necessidade de por isso se conhecer as solicitações que as descargas atmosféricas originam nos elementos que constituem um dado sistema, neste caso as redes elétricas, bem como conhecer a capacidade de cada elemento as suportar. “É uma área que exige aprofundar o conhecimento de fenómenos físicos muito diversos, desde as descargas atmosféricas até aos que definem o comportamento de cada elemento do sistema”, esclarece a professora Teresa Correia Barros.   A docente distinguida pela ICLP trabalhou ao longo da sua carreira no desenvolvimento de modelos físico-matemáticos desses diversos elementos, bem como na avaliação da resposta do sistema, dedicando-se a estes temas tanto na universidade como na indústria. “Creio ser importante ter podido aliar a Engenharia à Investigação”, frisa.

Quando questionada sobre os motivos que a terão valorizado nesta distinção, a professora Teresa Correia Barros é frontal e assertiva: “O mesmo que levou o Técnico e a Engenharia Portuguesa a serem referências internacionais: trabalho fundamentado em bases científicas sólidas, conduzido com muito rigor e orientado para a solução de problemas”.  Apesar de feliz com este reconhecimento que encara como “um estímulo suplementar”, para a docente do DEEC o “maior estímulo encontramo-lo bem mais perto, está nos nossos colaboradores. Lançar sementes é o objetivo maior da função de um Professor”, conclui.

A ICLP é um órgão científico / técnico, criado há quase 70 anos, que visa promover pesquisas científicas sobre física das descargas elétricas de origem atmosférica, os raios, e sobre métodos que melhorem a proteção de pessoas, animais, edificações e equipamentos contra os efeitos dos raios, e cujo comité científico é composto por 18 investigadores de renome mundial. É uma análise criteriosa por parte deste órgão que leva à nomeação bienal de candidatos ao Golde Award. As candidaturas são posteriormente analisadas e votadas pelo comité composto pelas individualidades que anteriormente receberam esta distinção e resulta a sua atribuição aos dois mais votados, uma dupla integrada este ano pela docente do Técnico.