Ciência e Tecnologia

Estudantes do Técnico premiados em evento da Academia Europeia de Inovação

Cinco dos onze participantes oriundos do Técnico integraram equipas que alcançaram reconhecimento do júri da EIA 2023.

Vários estudantes do Instituto Superior Técnico foram premiados numa cerimónia da Academia Europeia de Inovação (EIA, na sigla inglesa) que decorreu no início deste mês na cidade do Porto, a EIA 2023. O evento teve como objetivo destacar as ideias e projetos mais promissores na área da inovação, havendo estudantes do Técnico em quatro das dez equipas com melhor pontuação. No total, participaram onze estudantes da Escola, cinco deles integrando equipas reconhecidas pelo júri.

Após uma fase inicial de candidaturas às bolsas de dois mil euros que sustentam os custos de participação no evento, suportadas pelo Técnico com o apoio do Santander Universidades, os onze estudantes selecionados foram integrados em equipas com colegas de universidades internacionais durante o mês de julho. O desenvolvimento das ideias foi apoiado por formações e workshops dados por entidades como a Google e as universidades de Berkeley e Stanford, ao longo de três semanas de trabalho, culminando com a apresentação dos projetos na Cidade Invicta, no início de agosto, onde cinco membros do “onze inicial” viram o seu esforço reconhecido.

Francisco Maria Calisto, estudante de doutoramento em Engenharia Informática e de Computadores, é um dos estudantes do Técnico cuja equipa foi laureada nesse evento. O projeto que desenvolve, BreastScreening-AI, procura instrumentalizar a inteligência artificial no sentido de melhorar o diagnóstico de imagens médicas no campo do cancro da mama. O estudante explica que o Técnico teve um papel importante ao proporcionar-lhe “uma formação sólida em áreas como a interação humano-computador e design centrado no utilizador, fundamentais para o sucesso do projeto”.

Também distinguidos neste evento, Rúben Sousa (Mestrado em Engenharia Mecânica) e Mariana Pinto (Licenciatura em Engenharia Química) integram a equipa da SmartGarden Coffee, centrada no impacto das alterações climáticas na produção de café e no reaproveitamento de espaços abandonados para a construção de estufas para plantação, desta forma aproximando a produção e o consumidor final.

Outro dos estudantes premiados no evento foi Diogo Falcão, estudante da Licenciatura em Engenharia Física Tecnológica envolvido no projeto BoomTickets, que procura estabelecer uma rede social centrada no mercado da compra e venda de bilhetes para espetáculos. Dinis Henriques, estudante de Licenciatura em Engenharia Mecânica, também alcançou distinção através da Re:public, um redesign de almofadas preenchidas com ar, numa tentativa de minimizar os resíduos resultantes do transporte de mercadorias.