Experimenta-te: Técnico Taguspark forma 20 jovens

Os cursos foram ministrados pelo Técnico Taguspark, enquadrados no projeto Experimenta-te, levado a cabo pelo Município de Oeiras, com o objetivo de promover uma juventude ativa e despertar, nos jovens, o interesse e a vocação para as mais variadas áreas.

Depois de quatro meses de formação teórico-prática, os 20 jovens que participaram nas atividades Smart City e Criação de Jogos fizeram, no passado domingo, 6 de fevereiro, a apresentação final dos resultados das aprendizagens.

A cerimónia de apresentação teve lugar no Centro Cultural Alternativo – Nirvana Studios, em Barcarena, para um público limitado, mas com transmissão em direto através da página do Facebook da Câmara Municipal de Oeiras.

No evento, os mais de 80 jovens formados nesta 3.ª edição do Experimenta-te juntaram-se e fizeram demonstrações dos resultados nas áreas das artes, do saber-fazer e da tecnologia. Da música ao circo, da maquilhagem à fotografia, da culinária aos jogos, os convidados puderam ver, experimentar, ouvir e degustar um pouco de tudo que foi feito durante os cursos.

Na área de Criação de Jogos, os 12 formandos e os formadores mostraram com muito entusiasmo os resultados e explicaram os processos da criação dos jogos desenhados e desenvolvidos durante as 10 sessões do curso.

“Foi uma experiência nova e pessoalmente achei ótimo. Todos os alunos foram fantásticos, super autodidatas. Eles têm muita paixão por jogos, tal como eu, e acho que criámos um ambiente muito bom para cada um explorar e fazer o que queria fazer dentro do contexto da atividade”, diz Miguel Seabra, formador do curso.

Da parte dos formandos da Smart City, o entusiasmo era igualmente evidente. Foram 11 sessões do curso, onde os participantes foram desafiados a criar uma cidade inteligente, a partir de conceitos de eletrónica, programação e modelação 3D. Construíram uma cidade automatizada, monitorizada e gerida através de sensores e atuadores.

“A Smart City consiste numa central elétrica que controla tanto os postes de iluminação como os semáforos. Temos um carro que consegue andar sem qualquer tipo de controlo remoto. Quase tudo o que está aqui, à exceção do carril, foi moldado em peças 3D e grande parte das modelações foram feitas pelos nossos alunos”, afirma o formador Diogo Ralo.

“Eu gostei muito do curso. Aprendi muitas coisas novas como programação e a soldadura. Muito sinceramente, é uma área que eu quero seguir para o futuro”, afirma Matilde Anjos, formanda da Smart City.

A coordenação do Experimenta-te no IST Taguspark garantiu que o balanço é positivo, apesar dos constrangimentos causados pela situação pandémica. “Os participantes, mesmo com alguns isolamentos pelo meio, estiveram sempre focados e empenhados tanto nas tarefas que realizaram durante as sessões, como nas que realizaram em casa”, atestou Sónia Gil.

Os formandos receberam os certificados de participação das mãos do vereador da Câmara Municipal de Oeiras com o pelouro da Educação, Ciência e Juventude. Na ocasião, o vereador Pedro Patacho reiterou que as escolas, apesar de terem vindo a fazer um trabalho notável ao longo de muitas gerações, estão a dar sinais de cansaço e de dificuldade de adaptação “a uma transformação social muito rápida que cerca tudo à sua volta”. E por isso, “vai tornando cada vez mais evidente que o futuro da própria educação está na colaboração. Colaboração dos professores com outros profissionais, colaboração das escolas com outras instituições, colaboração dos contextos educativos com outros contextos educativos não formais como é o caso do projeto Experimenta-te. Isto é cada vez mais evidente e é um caminho que todos temos de fazer juntos”, defendeu.

A 3.ª edição do Experimenta-te foi considerada um sucesso. As inscrições da edição de 2022 têm início previsto ainda neste mês de fevereiro. A continuar também, é a parceria com o IST Taguspark, que na 4ª edição do Experimenta-te, além de oferecer as atividades da Smart City e Criação de Jogos, irá também ensinar como construir um robot. As três atividades fazem parte do projeto “Engenharia para Todos” financiado pela Câmara Municipal de Oeiras.

O Experimenta-te foi lançado, pela primeira vez, em 2018, sob três pilares: Experimentar, Aprender e Apresentar. Desde então, tem formado e aberto caminhos a centenas de jovens, dos 13 aos 17 anos, nas áreas das artes, da tecnologia e do saber fazer.