Ciência e Tecnologia

INESC-ID e SPR parceiros em prol do progresso científico

O protocolo de cooperação entre as duas instituições foi formalizado esta sexta-feira, 22 de dezembro.

Realizou-se na manhã desta sexta-feira, 22 de dezembro, a assinatura de um protocolo de cooperação entre o INESC-ID e a Sociedade Portuguesa de Reumatologia, uma parceria que permitirá ao INESC-ID aceder aos dados do REUMA.PT para o desenvolvimento de trabalhos investigação.

Antes do ato formal, ambas as partes fizeram questão de proferir algumas palavras, assinalando a importância deste protocolo. “Nós acreditamos nas claras vantagens do progresso científico e queremos claro que a aplicação desse conhecimento chegue e beneficie os nossos doentes”, afirmou o Dr. José Canas da Silva, presidente da direção da SPR.  “Sabemos que podemos melhorar e que o advento das novas tecnologias nos pode ajudar”, acrescentou.

Também dos benefícios e das potencialidades desta cooperação falou o professor Luís Rodrigues, presidente do INESC-ID: “O acesso a estas bases de dados reais é muito benéfico para nós, e com certeza ajudará em muito a potenciar o nível da nossa investigação”.

Da aplicação de técnicas de inteligência artificial e de aprendizagem automática ao processamento dos campos não estruturados da base de dados do REUMA.PT, que esta parceria pretende alavancar, poderá resultar um novo e relevante conhecimento.