Ciência e Tecnologia

Investigador do Técnico escolhido para liderar grupo de trabalho terrestre no Ártico

O professor e investigador João Canário presidirá ao grupo de trabalho terrestre do International Arctic Science Committee (IASC), durante os próximos dois anos.

João Canário, professor do Departamento de Engenharia Química (DEQ), do Técnico é o novo Chair do Terrestrial Working Group (TWG), do International Arctic Science Committee (IASC). A eleição decorreu a 19 de fevereiro, na reunião do IASC, em Viena, Áustria.

Ao também investigador do Centro de Química Estrutural (CQE) cabe, agora, definir e coordenar as prioridades de investigação para a componente terrestre do Ártico, para a década de 2025-2035. Este período inclui o ano polar internacional 2032-2033 (IPY). Nesta tarefa, participarão também os Vice-chairs (representantes da China e dos Estados Unidos da América), bem como investigadores de mais de 23 países.

O mandato de dois anos, eventualmente renovável por mais dois, “reveste-se de uma importância crucial” uma vez que “os efeitos das alterações climáticas” são “três a quatro vezes maiores no Ártico do que no resto do planeta”, explica o professor João Canário. Esta eleição representa ainda “o reconhecimento internacional da ciência polar realizada em Portugal”, em particular o projeto T-MOSAiC.

O Projeto T-MOSAiC (Observatórios Terrestres Multidisciplinares para o Estudo dos Efeitos do Clima Ártico) foi uma iniciativa do grupo de trabalho de Ecossistemas Terrestres (TWG) do Comité Internacional de Ciência Ártica (IASC).  Este projeto internacional – coordenado por João Canário e que teve o secretariado internacional centrado no Técnico – envolveu 23 países, incluindo os oito países árticos. O objetivo foi conhecer melhor de que forma os ecossistemas terrestres e de água doce interagem com os outros componentes do sistema terra respondendo às alterações climáticas.