Ciência e Tecnologia

Investigadores do Técnico participam consórcio europeu para gestão de recursos hídricos subterrâneos em tempo real

A equipa de investigadores do CERENA irá ter um contributo essencial no projeto "InTheMed- Innovative and Sustainable Groundwater Management in the Mediterranean".

Uma equipa de investigadores do Centro de Recursos Naturais e Ambiente do Instituto Superior Técnico (CERENA), composta pelos professores Leonardo Azevedo, Maria João Pereira, Amílcar Soares e Manuel Ribeiro, integra um consórcio europeu que promete impactar a área da gestão de recursos hídricos subterrâneos. O projeto europeu “InTheMed- Innovative and Sustainable Groundwater Management in the Mediterranean” na base deste consórcio tem como objetivo desenvolver uma plataforma online que permitirá aos utilizadores prever a evolução dos recursos hídricos subterrâneos e o impacto das suas ações neste sistema.

O envolvimento dos docentes do Técnico no consórcio deve-se “à experiência dos mesmos no desenvolvimento de técnicas de estatística espacial aplicadas à modelação de diferentes fenómenos naturais e antropogénicos, como, por exemplo, modelação de recursos naturais, contaminação de solos e epidemiologia ambiental”, como evidencia o professor Leonardo Azevedo, que lidera a equipa do CERENA neste projeto.  “O PI [Principal Investigator, na sigla em Inglês] do projeto, o professor Jaime Gomez-Hernandez, conhece bem as valências do grupo, precisava de um parceiro para desenvolver tarefas relacionadas com a integração de diferentes tipos de dados neste tipo de modelos e escolheu a nossa equipa”, acrescenta o docente do Técnico.

O objetivo final do projecto InTheMED será desenvolver uma ferramenta de suporte à decisão que seja fácil de utilizar e que fique à disposição das comunidades numa plataforma web. Através desta ferramenta, os utilizadores – quer sejam agricultores, autoridades de gestão de recursos hídricos, autarquias, ou indústrias- terão a possibilidade de “em tempo real monitorizar a evolução do sistema e, acima de tudo, avaliar o impacto das suas ações no futuro”, como salienta o professor Leonardo Azevedo. O propósito da equipa de investigação é que a ferramenta seja “o mais abrangente possível”, não só alertando para os desperdícios, mas também para que o utilizador perceba o impacto das suas ações  na quantidade e qualidade de água disponível nas reservas de água subterrânea. “O utilizador terá à sua frente uma série de cenários possíveis construídos tendo por base a utilização deste recurso”, sublinha o investigador.

O papel do CERENA neste consórcio será determinante contribuindo essencialmente em dois grandes domínios: “a aplicação de técnicas de ciência de dados espaciais para analisar o histórico de produção do aquífero e inferir trends globais e regionais; e o desenvolvimento de técnicas inovadoras de modelação do aquífero através da integração de medições indiretas- dados geofísicos- e diretas –dados de poço, o que normalmente designamos por inversão geofísica”, explica o professor Leonardo Azevedo. “Para além disso, somos ainda responsáveis pela comunicação de todo o projeto”, acrescenta.

No projeto estão envolvidas cinco universidades europeias e duas norte africanas, sendo o foco do mesmo direcionado para questões específicas da realidade da região do mediterrâneo. Serão considerados cinco casos de estudo em Portugal, Espanha, Grécia, Tunísia e Turquia, estando cada um destes sistemas sujeitos a diferentes pressões causadas pelo Homem.  “Foram selecionados casos que demonstram as diferentes realidades que vivem as nossas comunidades”, sublinha o docente do Técnico. Assim estão representados aquíferos pressionados por agricultura intensiva-  através do caso de Espanha, pressionados pela indústria – representados através de Portugal, em perigo devido ao fenómeno de intrusão salina- como acontece com os aquíferos da Grécia, e a períodos de seca prolongada- como acontece na Tunísia e Turquia”, destaca o professor Leonardo Azevedo. Em Portugal será estudado o aquífero de Castro Verde em colaboração com a empresa mineira SOMINCOR.

O InTheMED  é financiado pela fundação PRIMA- Partnership for Research and Innovation in the Mediterranean , tendo conseguido um financiamento total de 1.5 milhões de euros.  O  projeto teve o arranque oficial no passado dia 28 de abril de 2020 e irá estender-se  até ao ano de 2023. Neste período estão previstas várias ações junto das comunidades envolventes às áreas de estudo para incorporar as suas necessidades na ferramenta a desenvolver, e também para explorar melhores soluções de gestão dos recursos hídricos subterrâneos.

Tendo como pano de fundo um dos tópicos mais importantes da atualidade, e sobretudo do futuro, o projeto InTheMed pode revelar-se uma ferramenta crucial na sensibilização da população para a necessidade de gestão dos recursos hídricos. “Para além da componente tecnológica, através do desenvolvimento dos modelos e da ferramenta de suporte à decisão, existe no InTheMED uma componente muito importante de comunicação e contacto com a comunidade”, reitera o professor Leonardo Azevedo. “Esperamos não só sensibilizar as populações para a necessidade de uma gestão equilibrada deste recurso, mas também fornecer ferramentas para que estas o consigam utilizar de forma consciente e sustentável”, conclui.