Ciência e Tecnologia

Laboratórios associados com ligação ao Técnico no topo das avaliações FCT em Concurso de Estímulo ao Emprego Científico

Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear (IPFN) é o laboratório associado com melhor classificação no concurso a nível nacional. Outras seis estruturas ligadas ao Técnico conseguiram financiamento para a contratação de doutorados.

A lista com os resultados do Concurso de Estímulo ao Emprego Científico Institucional (CEEC Institucional – Laboratórios Associados) coloca em destaque sete Laboratórios Associados (LA) com ligação ao Instituto Superior Técnico. O Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear (IPFN) foi o melhor classificado do concurso, distinguido entre 39 candidaturas. Também o Instituto de Telecomunicações, na terceira posição, o Laboratório Associado de Energia, Transportes e Aeronáutica (consórcio integrado pelo Instituto de Engenharia Mecânica – IDMEC), na sexta posição, e o Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Investigação e Desenvolvimento (INESC-ID), na décima posição, surgem no top 10 dos LA financiados. O Instituto para a Saúde e a Bioeconomia (que inclui o Instituto de Bioengenharia e Biociências – iBB e o Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores para os Microsistemas e Nanotecnologias – INESC MN), o Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas (LIP), o Instituto de Ciências Moleculares (que inclui o Centro de Química Estrutural – CQE), o Laboratório de Física para Materiais e Tecnologias Emergentes (que inclui o Centro de Física e Engenharia de Materiais Avançados – CeFEMA) conseguiram financiamento no concurso.
No total, serão 22 as posições contratuais a abrir para LA associados ao Técnico: seis contratos ao abrigo do D.L n.º 57/2016, de 29 de agosto, seis para Investigador Júnior e dez para Investigador Auxiliar.

Publicada a 7 de março pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), esta lista provisória aprovou 36 das 39 candidaturas apresentadas pelos Laboratórios Associados. Foram atribuídas 120 posições contratuais de doutorados para um período de 6 anos, o correspondente a um investimento financeiro total de 41.3 milhões de euros.
O CEEC Institucional – Laboratórios Associados tem como objetivo financiar a contratação de doutorados por Laboratórios Associados, através do apoio financeiro a planos de emprego científico e de desenvolvimento de carreiras. Pretende também reforçar a cooperação institucional em rede, de modo a contribuir para o aumento da competitividade do tecido produtivo e social e reforçar as condições para a inovação.

Do total do concurso, foram financiados 43 contratos ao abrigo do D.L n.º 57/2016, de 29 de agosto, para Investigador Júnior (16) e Investigador Auxiliar (27); e 77 contratos para a carreira de investigação celebrados sem termo ou por tempo indeterminado, em todas as categorias. Os procedimentos de recrutamento e seleção serão abertos abertos pelas instituições beneficiárias.