Lançamento do livro The Quantum Nature of Light

José Tito Mendonça é investigador do Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear (IPFN) e Professor Catedrático aposentado do Departamento de Física.

José Tito Mendonça, investigador do Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear (IPFN) e Professor Catedrático aposentado do Departamento de Física, acabou de lançar o livro “The Quantum Nature of Light: From photon states to quantum fluids of light”, numa edição do Institute of Physics (Reino Unido). Este livro fornece uma visão geral dos fenómenos de luz quântica e expande a óptica quântica tradicional, ao incluir fluidos quânticos de luz e o vazio eletromagnético completo.

A primeira parte do livro inclui quantização básica do campo eletromagnético, a caracterização de estados de fotões quânticos e interações elementares de fotão-átomo. Em segundo lugar, são explorados os fluidos quânticos de luz em áreas recentes como a condensação de Bose-Einstein, os vórtices de luz e a luz superfluida. Por fim, a última secção do livro é dedicada a uma descrição mais completa do vazio quântico, que inclui estados electrão-positrão.

O livro pretende fazer a ponte entre esses três aspectos algo distintos dos estados quânticos da luz. O público-alvo do livro inclui investigadores e estudantes avançados em tecnologia quântica, incluindo óptica quântica, metrologia e computação.

Tito Mendonça é o coordenador científico do Laboratório de Plasmas Quânticos (LQP) do IPFN, tendo desenvolvido trabalhos pioneiros sobre aceleração de fotões, magneto-hidrodinâmica de neutrinos e ondas torcidas em plasmas.