Candidaturas

MOOC Técnico “Transporte em Plasmas” com inscrições abertas a partir de 1 de setembro

Data de início do curso: 9 de setembro de 2024 / Data de fim do curso: 8 de novembro de 2024

A plataforma de cursos abertos online, MOOC (Massive Open Online Courses) do Instituto Superior Técnico, MOOC Técnico, lança um novo curso na área de física de plasmas: “Transporte em Plasmas”.

O curso destina-se a estudantes universitários de 1.º, 2.º ou 3.º ciclos com interesse em adquirir / aprofundar conhecimentos em Física de Plasmas.

Plasma é o quarto estado da matéria, obtido a partir da ionização de um gás que produz um novo meio (quase)-neutro e cujas partículas carregadas exibem um comportamento coletivo. A ionização do gás pode ser parcial, dando origem a plasmas fracamente ionizados como os que se encontram na ionosfera ou nos laboratórios de microeletrónica, ou total, produzindo nesse caso a matéria que se encontra no interior das estrelas ou nas máquinas de fusão nuclear.

“Transporte em Plasmas” estuda o transporte de partículas em plasmas usando uma descrição de fluido. O curso apresenta a derivação das equações gerais do modelo de fluido, e aplica-as em seguida à descrição de plasmas fracamente ionizados e totalmente ionizados. “Transporte em Plasmas” é o primeiro de uma série de MOOC “Física de Plasmas” do Instituto Superior Técnico, com autoria e edição da área científica de Física dos Plasmas, Lasers e Fusão Nuclear de Departamento de Física do Técnico.

Acesso aos materiais:

• o acesso ao curso é absolutamente gratuito e completamente online, após inscrição no mesmo;
  • os conteúdos estão sempre abertos e cada participante faz o curso ao seu ritmo;
  • o certificado, sem nota atribuída, ficará disponível na plataforma para quem tiver terminado as atividades avaliativas do curso com sucesso;
  • os materiais do curso permanecerão disponíveis para todos as pessoas inscritas após o fim da presente edição, para que possam voltar ao conteúdo mais tarde;
  • os vídeos incluídos no MOOC são falados e legendados em português.

Data de início do curso: 9 de setembro 2024
Data de fim do curso: 8 novembro 2024