Ciência e Tecnologia

Onze investigadores do Técnico entre os melhores cientistas do mundo na área das Ciências da Computação- informação atualizada

O ranking lançado pelo Guide2Research, o mais importante portal de pesquisa do mundo na área das Ciências da Computação, destaca nesta edição 22 cientistas portugueses.

Onze investigadores do Técnico ocupam um lugar de destaque na 6.ª edição do ranking mundial dos melhores cientistas do mundo na área das Ciências da Computação em 2020, lançado pelo portal Guide2Research, considerado o mais importante portal de pesquisa do mundo na área das Ciências da Computação. O Instituto Superior Técnico é mesmo a instituição portuguesa com mais investigadores referenciados no ranking.

Entre os 22 portugueses indicados na listagem, estão a professora Ana Paiva e os professores José Bioucas Dias, Mário Figueiredo, António Pascoal, José Santos-Victor, Joaquim Jorge, Fernando Pereira, Luís Rodrigues, José Rui Figueira, Francisco C. Santos e Leonel Sousa. A liderar o top nacional está o professor José Bioucas Dias que ocupa também uma relevante posição mundial – aparecendo no lugar 125. Imediatamente a seguir aparece o professor Mário Figueiredo que a nível mundial surge na 1504.ª posição. A integrar o top 5 nacional estão também o professor António Pascoal que se posiciona a nível nacional em 5.º lugar, e em 2460.º lugar no panorama mundial.

A listagem do Guide2Research é liderada pelo professor Anil K. Jain (Michigan State University), seguido de um dos vencedores do Prémio Nobel da Economia, o professor Herbert Simon (Carnegie Mellon University). O terceiro lugar pertence ao professor Yoshua Bengio (University of  Montreal).

Este ranking baseia-se no h-index do Google Scholar, tendo sido considerados no mesmo os cientistas com um h-index igual ou superior a 40. São ainda tidos em conta o número de citações, assim como o número de publicações indexadas no Digital Bibliography & Library Project (DBLP). No apuramento desta classificação são também considerados os prémios e distinções de cada cientista.

Além de oferecer à comunidade académica mais visibilidade, a listagem pretende evidenciar as contribuições mais influentes na área das Ciências da Computação inspirando investigadores, empresários e líderes de todo o mundo a explorar para os caminhos seguidos pelos principais especialistas desta área.

Nota: Por motivos que nos são alheios,  este ranking  foi sujeito a alterações nas últimas semanas, alterando-se significativamente os resultados inicialmente anunciados.