Ciência e Tecnologia

Novos docentes reforçam os quadros do Técnico

À semelhança do que vem acontecendo nos últimos anos, o Técnico renova e fortalece o corpo docente.

Dezassete novos docentes, das diversas áreas da engenharia e ciência, vêm reforçar os quadros do Instituto Superior Técnico este ano letivo. A renovação do quadro de docentes tem sido parte fundamental da estratégia de crescimento da instituição, prosseguindo o caminho da excelência e inovação que lhe estão inerentes.

O presidente do Técnico, o professor Arlindo Oliveira, saudou os novos docentes, afirmando que não tem dúvidas do papel decisivo que terão para “manter e continuar a desenvolver uma tradição de excelência que tem caracterizado o IST desde a sua criação em 1911”.

Através de um conjunto de metas e da implementação de mecanismos plurianuais de contratação, promoção e renovação do corpo docente, o Técnico tem vindo a “atrair, nos últimos anos, jovens professores e investigadores, de grande qualidade”, explica o professor Arlindo Oliveira, relembrando que já no ano de 2016, haviam sido selecionados 69 professores e 15 investigadores, através de  concursos altamente competitivos. “Atrair e manter os melhores professores e investigadores em cada área do conhecimento” assume-se como um objetivo estratégico fundamental da escola, reitera o presidente do Técnico.

Damos-lhes a conhecer os novos docentes do Técnico:

Ana C. Marques ingressou, como Professora Auxiliar, no Departamento de Engenharia Química do IST, em Fevereiro de 2017 e pertence à unidade de investigação CERENA. Licenciou-se e doutorou-se em Ciência e Engenharia de Materiais (IST, 2005). Foi Pos-Doc na Universidade de Lehigh (EUA) antes de ser contratada pela Dow Corning, na Bélgica, como Investigadora, onde exerceu funções de 2007 a 2011. Na Dow Corning foi líder de projetos de I&D, destinados ao desenvolvimento de novos produtos químicos (e.g. aditivos retardantes de chama não-halogenados) e à produção em larga escala.

Seguiu-se a sua função como Coordenadora de I&D na Ynvisible S.A. e na Greenseal Lda., para o desenvolvimento de dispositivos electrocrómicos e de componentes mais ecológicos para espumas de poliuretano, respetivamente. Da sua colaboração com a Indústria resultaram 8 patentes internacionais, vários artigos e produtos no mercado. Recentemente, com uma Bolsa Pos-Doc da FCT, iniciou uma Plataforma Tecnológica de Microencapsulação e Imobilização, o seu principal interesse de investigação, destinada à criação de soluções customizadas para materiais ativos e produtos avançados.

António Ramos Andrade foi recrutado como Professor Auxiliar do Departamento de Engenharia Mecânica e do centro de investigação IDMEC. Ele concluiu Engenharia Civil no IST em 2008 e completou o seu doutoramento em Sistemas de Transportes no Programa MIT Portugal. Foi bolseiro de investigação na parceria estratégica entre o Rail Safety and Standards Board (RSSB) e a Universidade de Huddersfield, trabalhando em diversos projectos para a indústria ferroviária. Foi também professor auxiliar na Business School do ISCTE-IUL em Estatística e Métodos Quantitativos.

Os seus interesses de investigação cobrem uma vasta área de problemas de engenharia ferroviária, incluindo a degradação da geometria da via férrea, o desgaste e a fadiga dos rodados e a previsão e otimização das decisões de manutenção.

Filipa Fernandes Mendes é Investigadora Auxiliar do Departamento de Engenharia e Ciências Nucleares (DECN) desde Janeiro de 2016 e membro do Centro de Ciências e Tecnologias Nucleares (C2TN) desde 2013. Doutorou-se em Biologia Celular em 2004 na Faculdade de Ciências da ULisboa com uma tese dedicada à doença Fibrose Quística, tendo realizado parte do trabalho experimental na Universidade de Virginia, EUA. Durante o pós-doutoramento no Instituto Nacional de Saúde Dr Ricardo Jorge recebeu dois prémios: Prémio Gulbenkian de Estímulo à Investigação e Medalha de Honra L’Oréal para as Mulheres na Ciência. Foi Investigadora Auxiliar (Programa Ciência 2007) no grupo de Ciências Radiofarmacêuticas do Instituto Tecnológico e Nuclear (integrado no IST em 2012) e de 2013 a 2015 Investigadora Principal (Programa Investigador FCT) no C2TN.

A sua atividade científica é fortemente interdisciplinar e focada em Imagiologia Molecular e Terapia, particularmente na avaliação pré-clínica de sondas não-invasivas para oncologia. Recentemente começou a explorar uma abordagem de imagiologia molecular à Fibrose Quística para avaliação da eficácia terapêutica de fármacos.

Filipa Moleiro é docente do Departamento de Engenharia Mecânica do IST na Área Científica de Mecânica Aplicada e Aeroespacial desde dezembro de 2016. Fez no IST a Licenciatura em 2003 e o Doutoramento em 2009, ambos em Engenharia Aeroespacial. Recebeu Bolsa de Doutoramento e de Pós-Doc. da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia e estudou também na Texas A&M University sob a coorientação do Dr. JN Reddy, especializando-se na modelação de estruturas adaptativas em compósito. Desde 2009 é membro integrado do LAETA – Laboratório Associado de Energia, Transportes e Aeronáutica, focando a sua investigação na otimização de estruturas piezo-viscoelásticas em compósito e nas suas aplicações aeronáuticas, visando o controlo aeroelástico, a redução de vibrações e ruído.

Enquanto aluna do IST foi prestigiada com o Diploma de Mérito em 2001/02 e na “Ninth International Conference on Computational Structures Technology” em 2008 foi premiada com o Prémio “Young Researcher Best Paper Prize”.

Inês Marques é Professora Auxiliar do Departamento de Engenharia e Gestão (DEG) desde janeiro de 2017 e, como investigadora, juntou-se ao Centro de Estudos em Gestão (CEG-IST). As suas principais áreas de investigação focam-se na investigação operacional e gestão de operações, sobretudo no planeamento e escalonamento e na gestão de serviços de saúde, onde tem desenvolvido ferramentas de apoio à decisão para melhorar a gestão do bloco operatório.

Inês Marques tem publicado em revistas científicas internacionais nas áreas de gestão de cuidados de saúde e ciências de gestão. É membro do Conselho do European Working Group on Operational Research Applied to Health Services (ORAHS) e do European Working Group on OR in Practice. É licenciada em Matemática Aplicada à Economia e Gestão (Instituto Superior de Economia e Gestão), e obteve o Mestrado em Investigação Operacional e o Doutoramento em Estatística e Investigação Operacional na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

Joana Mendonça integrou o departamento de Engenharia e Gestão como Professora Auxiliar em janeiro de 2017. Desenvolve a sua investigação no Centro de Estudos em Inovação, Tecnologia e Políticas de Desenvolvimento, IN+, em Inovação, Empreendedorismo e Mudança Tecnológica. Em 2012 integrou a rede internacional IRGC na qual focou a sua investigação em adoção de novas tecnologias e desenvolvimento industrial, em particular no sector aeronáutico.

Foi investigadora convidada no ZEW (Centre for European Economic Research) em 2008, mantendo ainda esta colaboração. Integra a direção científica da parceria internacional Carnegie Mellon Portugal desde 2014. Anteriormente a esta posição foi assessora do Ministro da Economia para a Inovação. Obteve o seu doutoramento em Engenharia e Gestão Industrial no IST, Universidade de Lisboa, em 2009. No anos 2009 e 2010 foi assessora do Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Entre 2010 e 2012 foi subdiretora da Direção Geral de Estatísticas de Educação e Ciência. Paralelamente à sua investigação, tem acompanhado projetos de comercialização de tecnologia.

Maria Isabel Dias é investigadora principal (c/agregação) do Departamento de Engenharia e Ciências Nucleares, e membro do grupo Engenharia e Técnicas Nucleares do Centro de Ciências e Tecnologias Nucleares – C2TN, grupo de que é coordenadora desde 2015 no Campus Tecnológico e Nuclear (CTN), Instituto Superior Técnico (IST). É desde 2015 membro do Conselho de Escola do IST, desde Março de 2014 vogal para a Comissão de Gestão do Polo de Loures, CTN, IST, e desde 2005 responsável pelo laboratório de datação por luminescência. Especializou-se (MSc e PhD) em Mineralogia, Geoquímica e Tecnologia de Argilas na FCUL, e fez a Agregação em Georrecursos em 2015, no DeCivil, IST.

Iniciou a aplicação destes conhecimentos em áreas, como o ambiente e o património cultural, no então Instituto Tecnológico e Nuclear, em finais de 1998, onde desenvolveu aptidões na Aplicação de Métodos Nucleares de Análise em Geociências, Georrecursos, NORM, Ambiente, Arqueologia, História de Arte, etc., inicialmente com uma bolsa de pós-doutoramento da FCT, e depois como investigadora auxiliar. Atualmente participa nas seguintes linhas de atividade: Radioatividade ambiental; Geoprocessos, recursos geológicos estratégicos e mudanças climáticas; Ambiente – impacto antropogénico, tratamento e reciclagem; Património Cultural – materiais e contextos. Pertence a várias associações profissionais nacionais e internacionais, tendo sido Presidente da Sociedade Ibérica de Arqueometria Aplicada ao Património Cultural no mandato 2011-2015, e agora é 1ª vogal.

Miguel Matos é Professor Auxiliar do Departamento de Engenharia Informática e Investigador Sénior do INESC-ID no Grupo de Sistemas Distribuídos. Obteve o doutoramento em 2013 no MAPi, grau conjunto das Universidades do Minho, Aveiro e Porto com trabalho sobre disseminação de dados em sistemas de larga escala. De 2013 a 2016 foi investigador no INESC-TEC e U. Minho, onde para além de publicar vários artigos em conferências de renome, participou também na escrita e execução de várias propostas de projeto vencedoras, tanto a nível europeu como privado.

Os seus interesses de investigação incidem sobre sistemas distribuídos, e em particular em escalabilidade, tolerância a faltas, coerência, bases de dados transacionais de larga escala, segurança e automação descentralizada da gestão de sistemas de larga escala. Notavelmente estes desafios estão no coração de temas tão importantes para a sociedade como Cloud Computing, IoT e Blockchain.

Miguel Torres Preto  é Professor Associado do Departamento de Engenharia e Gestão do Técnico Lisboa, e é investigador integrado do IN+, Laboratório de Políticas e Gestão de Tecnologia. Entre 2013 e 2016, ele trabalhou, como Professor Auxiliar, na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC).
M. T. Preto é doutorado em Engenharia e Gestão Industrial (2009), sendo igualmente mestre em Engenharia e Gestão de Tecnologia (2004) e licenciado em Engenharia do Ambiente (2001), sempre pelo Técnico Lisboa. Os seus interesses de investigação centram-se no impacto económico do empreendedorismo, mudança tecnológica e conhecimento no indivíduo, na empresa e na região. Entre outras publicações científicas, publicou vários capítulos de livros e artigos em revistas científicas internacionais, de onde se destacam, Journal of International Business Studies, Small Business Economics e European Economic Review.

O trabalho desenvolvido por M. T. Preto foi selecionado para Best Paper Proceedings da Academy of Management (2008, 2012), Haynes Prize for Most Promising Scholar da Academy of International Business (2013) e venceu o Best Paper Award na Interdisciplinary European Conference on Entrepreneurial Research (2015).

Mikolas Janota junta se ao Departamento de Engenharia Informática como o Professor Auxiliar e é integrado no grupo  SW Algorithms and Tools for Constraint Solving. Anteriormente trabalhava na FCUL como o Professor Auxiliar Convidado e na MSR Cambridge, UK como post-doc. O seu doutoramento concluiu na University College Dublin e os interesses dele são focados na inferência automática no âmbito da lógica de matemática–particularmente em relação com quantificação.

A sua ferramenta para resolução das fórmulas quantificadas (QBF) ganhou vários prémios nas recentes competições.

Nuno Nunes (n. 1970) é agregado em Engenharia Informática pela Faculdade de Engenharia da U. do Porto, doutorado pela U. da Madeira (em supervisão pela FEUP) e licenciado em Engenharia Informática de Computadores pelo IST. É professor Catedrático do Departamento de Engenharia Informática do IST, membro da direção da Agência Regional para IDT+I da Madeira e Professor Convidado da U. de Carnegie Mellon. Anteriormente foi Director do Programa CMU Portugal e Professor Associado da U. Madeira onde foi Vice-Reitor e Presidente da Faculdade de Ciências Exatas e da Engenharia.

Nuno dirige o Madeira-ITI uma unidade autónoma integrada no Laboratório Associado de Robótica e Sistemas de Engenharia (LARSYS) com o ISR, IN+ e MARETEC. Arrecadou mais de 12M€ em projetos de investigação. Os seus interesses de investigação são interação humano-computador na aplicação de modelos ao desenvolvimento de software, sistemas e serviços interativos para os domínios da sustentabilidade, biodiversidade, design e cultura participada.

Pedro Assis irá integrar o Departamento de Física do Instituto Superior Técnico como Professor Auxiliar, desenvolvendo a sua atividade de investigação no LIP – Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas. P. Assis doutorou-se em Engenharia Física Tecnológica pelo Instituto Superior Técnico em 2009 tendo-lhe sido atribuída em seguida uma bolsa de Pós-Doutoramento pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Os seus interesses de investigação prendem-se com a Física de Raios Cósmicos de muito alta energia, os seus detetores, a sua instrumentação e eletrónica associada. Dirige o laboratório de eletrónica do LIP em Lisboa e coordena o grupo que participa no maior detetor de Raios Cósmicos do Mundo – o Observatório Pierre Auger, instalado na Argentina.

Pedro Freitas integrará o Departamento de Matemática como Professor Catedrático a partir de maio de 2017. Obteve o doutoramento em Matemática pela Universidade de Heriot-Watt (Edimburgo), seguido de uma Human Capital and Mobility Fellowship no Departamento de Matemática Pura da Universidade Técnica de Delft. Antes de regressar ao IST, foi Professor Catedrático na Faculdade de Motricidade Humana, Universidade de Lisboa. Ocupou várias posições convidadas incluindo na Universidade Pierre et Marie Curie (Paris), Instituto Erwin Schrödinger (Viena) e Instituto Doppler (Praga).

Foi recipiente da Distinção por Mérito e do Prémio Científico UTL/Santander Totta em Matemática, ambos da Universidade Técnica de Lisboa. Foi Presidente da Comissão Nacional de Matemática e é membro do Comité de Matemática Aplicada da EMS. Os seus interesses científicos vão desde Geometria Espectral a Matemática Industrial; é um dos principais impulsionadores da edição Portuguesa dos European Study Groups with Industry.

Rui Maranhão Abreu é Professor Associado em Engenharia de Software no Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa. Rui licenciou-se em Engenharia de Sistemas e Informática pela Universidade do Minho, PT (2004) e obteve o doutoramento em Computer Science/Software Engineering pela Universidade Técnica de Delft, NL. Previamente, desempenhou funções de Member of Research Staff em PARC, USA (Jul’14—Dec’16), Professor Auxiliar na FEUP, PT (Sep’09-Feb’17), Visiting Faculty Member na CMU, USA (Sep’10-Jan’11), e Investigador Assistente na ESI by TNO, NL (Aug’05-Sep’09). Conta já com mais de 140 artigos científicos e 3 patentes é investigador e docente nas área de Engenharia de Software e Inteligência Artificial.

Entre as suas preocupações está a transferência de tecnologia para o tecido industrial. Já recebeu várias distinções, tanto académicas como em eventos de transferência de tecnologia. Interesses principais: melhorar qualidade de software; técnicas para desenvolvimento de software centradas em dados programador (quantified self).

Shan Wang integrou o corpo docente do Departamento de Engenharia Mecânica em Dezembro de 2016 na área de Engenharia e Arquitetura Naval. Antes havia sido Professora Auxiliar Convidada no Centro de Engenharia e Tecnologia Naval e Oceânica (CENTEC). Recebeu o seu bacharelato da Universidade Tianjin, na China, concluindo o Mestrado e Doutoramento em Engenharia e Arquitetura Naval no Instituto Superior Técnico. Foi bolseira de doutoramento pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, tendo recebido o “Chinese Outstanding PhD Students Abroad Award”.

As suas linhas de investigação incluem a previsão numérica de cargas induzidas pelo impacto na água de corpos, resposta hidroelástica de estruturas navais, vibrações de navios, e análise de sistemas de amarração. Faz parte do corpo docente da cadeira de Vibrações de Navios desde 2014 e da cadeira de Sistemas Flutuantes Oceânicos desde 2017.

Sérgio Luís Proença Duarte Guerreiro ingressou no Departamento de Engenharia Informática, como Professor Auxiliar, na área científica de Sistemas de Informação, em Janeiro de 2017; e será investigador no INESC-ID, IDSS (Information and Decision Support Systems Lab). Anteriormente foi Senior IT Project Manager na Sonae.com e Professor Auxiliar na ULHT e na UBI. Concluiu o doutoramento em Engenharia Informática e de Computadores no IST/UL. Antes disso, concluiu o mestrado (pré-bolonha) e a licenciatura, ambos em Engenharia Informática e de Computadores no IST/UL.

O seu tema de investigação localiza-se na Engenharia Empresarial tendo como objetivo encontrar soluções para controlar a operação das transações de negócio e assim identificar e resolver desalinhamentos. Recorre às linguagens de especificação BPMN, Archimate, DEMO, UML, SysML, WOSL, EPC; aos mecanismos de Process Mining, Business Analytics; implementando soluções de Governação, Risco e Conformidade.

Tiago G. Fernandes irá integrar o Departamento de Bioengenharia como professor auxiliar em dezembro de 2016. É também membro do Instituto de Bioengenharia e Biociências em Lisboa, um centro nacional de excelência na área. Terminou o doutoramento em Biotecnologia pelo Instituto Superior Técnico em 2009. Durante o seu doutoramento, também conduziu investigação durante dois anos no Rensselaer Polytechnic Institute, nos EUA. O seu trabalho foi desenvolvido principalmente na área interdisciplinar da bioengenharia de células estaminais, e os seus interesses de investigação estão focados no desenvolvimento de nichos celulares artificiais para estudar os mecanismos que afetam a pluripotência e diferenciação de células estaminais humanas.

Recebeu o prestigiado Prémio Malcolm Lilly no 7º Simpósio Europeu de Ciências da Engenharia Bioquímica (2008), e mais recentemente o Young Investigator Award no 20º Workshop de Medicina Regenerativa em Hilton Head, EUA (2016).