Técnico e PLMJ reforçam colaboração

O protocolo assinado esta segunda-feira vem reforçar a parceria iniciada em 2014 entre as duas entidades.

O Instituto Superior Técnico e a PLMJ, Sociedade de Advogados, reforçaram esta segunda-feira, 16 de dezembro, a colaboração iniciada em 2014. O professor Arlindo Oliveira, presidente do Técnico, e Jorge Martins, associado coordenador na área de Tecnologia, Privacidade e Propriedade Intelectual, assinaram um protocolo que além de dar seguimento a projetos e iniciativas conjuntos, prevê novas atividades que irão estreitar ainda mais a ligação entre as entidades, promovendo o cruzamento entre as áreas da tecnologia e do direito.

Antes de selarem este novo protocolo de colaboração, ambos os representantes das entidades proferiram algumas palavras que relevavam a disponibilidade para intensificar esta colaboração. “Enquanto sociedade inovadora e catalisadora de mais inovação, e sendo o Técnico uma instituição de referência nesta área, vemos com muito orgulho e como uma mais-valia este reforço da ligação ao Instituto Superior Técnico”, frisava Jorge Martins. “A ideia deste novo protocolo passou por manter a base de colaboração que já existia, e dinamizar as atividades em que a mesma se fundamentava”, acrescentou. Por sua vez, o professor Arlindo Oliveira transmitiria o seu agrado por ver esta colaboração reforçada, transmitindo a total disponibilidade para colaborar com a sociedade de advogados em novos domínios. “A tecnologia é sem dúvida um tema muito apetecível, e sem dúvida que este cruzamento entre esta área e o direito é muito importante tendo em conta os grandes desafios que se impõem”, vincou o presidente do Técnico.

De entre as iniciativas conjuntas previstas no novo protocolo incluem-se formações, eventos, e a elaboração de textos científicos. Um dos projetos de maior ambição que advêm deste novo protocolo é a criação do primeiro “laboratório” em Portugal de análise do impacto da tecnologia na sociedade e de estudo dos seus possíveis modelos de regulação.