Ciência e Tecnologia

Primeira edição do Physics Technology Day

Durante sete horas, empresas e institutos de investigação partilharam com os alunos as várias atividades desenvolvidas no âmbito da Física e Tecnologia.

Magnomics, HeartGenetics e Lusospace eram apenas algumas das várias empresas que esta quinta-feira, 16 de novembro, marcaram presença no Physics Technology Day, uma iniciativa organizada pela primeira vez pelo Departamento de Física do Instituto Superior Técnico, e que conseguiu cativar um grande número de alunos. Além de empresas, estavam também representados centros de investigação com ligação ao Técnico, como o Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Investigação e Desenvolvimento (INESC-ID) e o Instituto de Sistemas e Robótica (ISR) e também núcleos de alunos. “Este evento surgiu da necessidade de mostrarmos aos alunos de Física Tecnológica que há uma oferta enorme de possibilidades na área de física aplicada e que eles não estão a explorar porque não as conhecem”, explicou a professora Susana Freitas, uma das responsáveis pela organização.

A escolha do átrio do pavilhão de civil foi estratégica, com vista a atrair o maior número de alunos possíveis, não só do Mestrado em Engenharia Física e Tecnológica( MEFT). “Este evento não foi feito só para os nosso alunos, até porque a física está a dar apoio do ponto de vista basilar a todas as tecnologias, portanto esta atividade tem oportunidades para todas as competências”, afirmava a professora Susana Freitas. A estratégia foi bem-sucedida porque, de facto,  a adesão registada foi tão grande que o espaço entre as bancas quase se tornava apertado, com alunos de várias áreas a circular entre as mesmas, parando aqui e ali para questionar, estabelecer contactos, saciar a curiosidade ou experimentar algumas das amostras de trabalhos expostas.

“Os nossos alunos não se preocupam muito em cultivar as boas relações com as empresas, ao contrário de outros alunos aqui do Técnico onde nós sentimos que desde muito cedo trazem as empresas aqui para perto de si”, apontava a professora Susana Freitas.  Tentando suprir essa ausência de contacto e perante a disposição imediata das empresas em participar no evento tornou-se claro que a ideia tinha pernas para andar. “Foi super fácil cativar estas empresas”, assegura a organizadora. “Ainda me perguntaram o que é que esperam de nós e se podiam trazer ofertas de emprego aos nossos alunos. Isto demonstra que as empresas veem valor nos alunos do Técnico”, acrescenta de seguida.

Apanhamos Patrícia Estrela literalmente a brilhar depois de uma conversa “produtiva” numa das bancas do evento. “Vim à procura de oportunidades de trabalho”, explica.  A aluna do MEFT está no quinto ano e prestes a ingressar no mercado, e como tal “esta iniciativa não podia ter vindo em melhor altura para mim”, partilha Patrícia. “Acho uma excelente ideia, tanto para conhecermos mais empresas ligadas à nossa área, mas também para termos uma melhor perceção do que se faz dentro do Técnico”, frisa.

A próxima edição da iniciativa será já daqui a 6 meses, como adianta a professora Suana Freitas, sendo intenção da organização passar “algum protagonismo aos alunos para eles saberem quais é que são as barreiras na criação de ligação com empresas”.

A meio da tarde foi hora de brindar à iniciativa com um porto de honra onde o professor Luís Castro, vice-presidente do Técnico para a Gestão Financeira, proferiu algumas palavras, congratulando o departamento pela iniciativa e salientando “a importância crescente de apostar neste reforço de ligações entre a escola e as empresas”. Depois do momento de confraternização, voltou-se aos postos para trabalhar nessas mesmas ligações.