O professor convidado do Instituto Superior Técnico, Nuno Maulide, foi galardoado com o prémio Arthur C. Cope para investigadores a meio da carreira, atribuído pela Sociedade Americana de Química, anunciou a instituição a 27 de agosto. A entrega do prémio que reconhece e incentiva a excelência na área da Química Orgânica ocorrerá a 19 de agosto de 2025 em Washington, DC (Estados Unidos da América).
A bolsa de investigação conquistada, no valor de 40 mil dólares americanos, pode ser aplicada para estudar qualquer assunto à escolha do investigador da Universidade de Viena, na Áustria.
No currículo, o alumnus do Técnico soma três bolsas do European Research Council (ERC) (2011, 2016 e 2018), uma distinção da Sociedade Espanhola de Química (2018) e o prémio Ignaz Lieben da Academia de Ciências da Áustria (2019). Este ano, foi a vez da Academia das Ciências de Lisboa eleger o professor catedrático da Universidade de Viena como sócio correspondente.
Depois de estudar Química no Técnico, Nuno Maulide seguiu para a Bélgica onde concluiu mestrado e doutoramento. Nos Estados Unidos da América concluiu o pós-doutoramento, na Universidade de Stanford. Regressou à Europa para liderar um grupo de investigação no instituto Max-Planck fur Kohlenforschung, na Alemanha e, de lá, partiu para a capital austríaca onde se mantém.