Ciência e Tecnologia

Professor do Técnico premiado com Medalha de Mérito Científico

João Pavão Martins foi premiado pelo seu contributo na área da Representação do Conhecimento e Revisão de Crenças no Grupo de Inteligência Artificial do Técnico.

João Pavão Martins, professor catedrático do Instituto Superior Técnico, foi distinguido esta quarta feira com a Medalha de Mérito Científico, atribuída pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, durante o ‘Encontro Ciência 2023’ a decorrer na Universidade de Aveiro. Este galardão é atribuído a individualidades nacionais ou estrangeiras que se tenham distinguido por valioso e excecional contributo para o desenvolvimento da ciência ou da cultura científica em Portugal.

Sobre a atribuição do prémio, João Pavão Martins afirma que é um reconhecimento do trabalho desenvolvido ao longo de muitos anos, com uma jornada académica no Técnico que começou como monitor em 1974, culminando com o seu júbilo em 2022. “Considero-o um prémio que não só me honra como também o faz a todos os colegas envolvidos na criação da Licenciatura em Engenharia Informática e de Computadores (LEIC) e do Departamento de Engenharia Informática (DEI)”, destaca, sublinhando a sua intervenção na oferta formativa e investigação da instituição. Nas suas declarações, também não deixa de parte os “alunos que ajudaram a desenvolver a área da Inteligência Artificial” na escola, dando especial destaque à paixão que encontrou no ensino, em particular no nível da licenciatura.

O docente frisa a importância deste tipo de galardão na promoção e encorajamento da investigação científica, defendendo que “ao destacar e premiar avanços científicos notáveis, estes prémios contribuem para o progresso acelerado da ciência, incentivam a investigação de qualidade, estimulam a colaboração, promovem a divulgação e impulsionam o avanço da ciência, beneficiando a comunidade científica e a sociedade como um todo”.

O professor catedrático foi defensor da criação de um ramo de especialização em Inteligência Artificial na Licenciatura (vindo a coordená-lo entre 1988 e 1997), tendo também contribuído para a criação do Departamento em 1998. É autor de livros na área da Lógica (“Lógica e Raciocínio”) e Programação (“Programação em Python. Introdução à Programação Utilizando Múltiplos Paradigmas”, 5ª edição), publicados pela editora IST Press. Em 1986, fundou a SISCOG, primeira empresa em Portugal dedicada ao desenvolvimento de aplicações de Inteligência Artificial, reconhecida com o selo IST Spin-Off.

Na lista de vencedores deste ano figura também Manuela Veloso, antiga aluna do Técnico e, atualmente, membro da Carnegie Mellon University (CMU). Em 2019, foi laureada com o prémio Maria de Lourdes Pintasilgo, atribuído anualmente pela Escola.

Outros docentes e investigadores do Técnico premiados com a Medalha de Mérito Científico ao longo dos anos:

• 2022: Bernardo Herold
  • 2021: Carlos Salema, Luís Magalhães, José Manuel Fonseca de Moura, Paulo Ferrão
  • 2020: Alexandra Costa Gomes
  • 2019: Jorge Calado, José Pedro Martins Barata